Notícia

Campanha orienta sobre importância de votar certo

terça, 26 de junho de 2018
Caciopar

O voto é o maior direito constitucional garantido em um regime democrático. Mas só isso não basta para que os eleitores escolham os melhores candidatos para os representar nas câmaras, prefeituras, assembleias e outras instâncias de poder. Votar bem é um exercício que exige acesso à informação de qualidade, consciência sobre o papel do voto, clareza sobre o que se espera do candidato e objetividade sobre o que se pretende para o futuro de sua comunidade e do seu País. É com essa visão que a Caciopar acaba de lançar a primeira etapa de uma campanha que pretende convidar os eleitores a refletir sobre o voto e as mudanças que ele pode gerar.


A campanha Vote Certo foi oficialmente apresentada pelo presidente da Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná, Alci Rotta Júnior, durante a primeira reunião empresarial da entidade, no dia 23 de junho em Assis Chateaubriand. “Há muito as sucessivas diretorias procuram formas de contribuir para melhorar a qualidade do voto e a orientação, sobre cuidados que podem ser tomados antes de escolher o candidato, pode ser uma aliada para que mudanças graduais e substanciais ocorram”. A Caciopar jamais diria em quem o eleitor deve votar, mas pode colaborar citando passos que o ajudem a melhor definir o voto, diz o diretor de Comunicação Social, Caio Gottlieb.


Diversos arquivos de materiais foram preparados com a mensagem central da campanha. São banners, vídeo institucional, materiais para redes sociais, anúncios para revistas e jornais impressos (para veículos mantidos pelas entidades empresariais que formam a rede da Coordenadoria no Oeste, entre outros. A ação passa a integrar atividades da Caciopar Cidadania, um selo que mostra a preocupação da entidade com causas que possam melhorar as condições de vida da comunidade. “Vamos custear todo o material e colocar as artes e o vídeo à disposição das 46 associações comerciais do Oeste. Assim, todas poderão, a partir do seu site, facebook, grupos de whatsaap, jornais, revistas e outros meios de comunicação, ampliar a repercussão da campanha e também seus resultados”, segundo Caio.


As peças e a concepção da Vote Certo foram apresentadas também pelo presidente Alci em reuniões da Faciap durante a CACBMil, maior encontro empresarial organizado em âmbito nacional pela Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil. “A ideia foi bem recebida e outras entidades vão desenvolver ações de orientação aos eleitores”. O auge da publicação das peças e disseminação da mensagem, pela rede da Caciopar no Oeste, ocorrerá nos meses de agosto e setembro. Esse, de acordo com Alci, é apenas o primeiro passo de um trabalho de orientação que tem tudo para crescer e se estender por um bom tempo.
 
Dicas


No material, uma frase de impacto abre o conteúdo: O Brasil pode dar certo. Só depende de nós. Na introdução, um texto diz que você, como milhões de brasileiros, também começa a detestar a política por entender que ela é a culpada pelas coisas ruins que acontecem no País. E ressalta a adiante que a corrupção e a má qualidade dos serviços públicos não são responsabilidade da política e sim dos maus políticos. E então aponta dicas que podem levar à gradual mudança do cenário.


A primeira atitude é votar. E então valorizar o voto não escolhendo candidatos envolvidos em corrupção, não votar em promessas fantasiosas, não votar por ser amigo do candidato e muito menos vender ou trocar o voto por qualquer coisa que seja. O voto, orienta o material, é a sua única arma para fazer as mudanças que você e todos nós tanto desejamos. E por fim, afirma: O futuro do Brasil estão em suas, em nossas mãos. Uma comissão elaborou a primeira etapa da campanha e já estuda formas de, mesmo passadas as eleições de outubro, integrar a comunidade continuamente em debates que envolvam o tema.
 

 

Fonte: Caciopar