Notícia

Comdet avalia ações na última reunião neste ano

sexta, 07 de dezembro de 2018
ACIT

O Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico de Toledo (Comdet) realizou a última reunião deste ano, na quinta-feira (06), nas dependências da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit).

Conduzido pelo presidente do Conselho, Cezar Antônio Césaro, que representa a Acit, o encontro teve como objetivo apresentar o andamento das atividades.

Com trabalhos desenvolvidos nas Câmaras Técnicas da Lei de Inovação, de Áreas Industriais e de Educação, entre outras ações, o Comdet teve um ano produtivo.

Coordenado pela vice-presidente do Comdet,  Anaide Holzbach de Araújo, o texto proposto da Lei de Inovação foi entregue para apreciação dos órgãos da administração municipal, sendo que já foi feita avaliação pela Secretaria da Fazenda e Captação de Recursos. O processo passa ainda pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, de Inovação e Turismo e após, ao departamento jurídico. Após as considerações finais, será agendada reunião com os vereadores para apresentação do projeto da Lei e encaminhamentos para aprovação junto a Câmara Municipal.

Em relação ao trabalho da Câmara Técnica de Áreas Industriais, que tem como coordenador Narcizo Muller, após várias reuniões para apreciação das alterações solicitadas, foi recomendado o encaminhamento para audiência pública e posteriormente à Câmara Municipal. Na avaliação do Comdet, a aprovação desta lei irá alavancar investimentos privados em Toledo, incentivando a instalação de novas áreas industriais na região.

Já a Câmara Temática de Educação, que tem como coordenador João Grande Neto, trabalhou para identificar as deficiências dessa área no município de Toledo. Foram realizadas visitas em escolas municipais da região para identificação das dificuldades e pontos positivos nos programas e metodologias aplicados. Pontos importantes foram identificados, ficando latente a necessidade do envolvimento das famílias no processo de educação das crianças e conscientização sobre a importância da formação para poderem atuar no mercado de trabalho. A Câmara Técnica se reunirá no início de 2019 para formatar os encaminhamentos necessários para melhoria da educação no ensino fundamental.

“Foi um ano de muitas atividades realizadas pelo Comdet, cujas sementes lançadas e projetos em andamento irão já em 2019 lançar uma base sólida para que o município do Toledo tenha um desenvolvimento sólido e próspero”, aponta o secretário executivo do conselho, Otmar Plec.

Fonte: Assessoria de imprensa ACIT