Notícia

Avanços para o Paraná livre da aftosa serão detalhados em reunião da Caciopar  

quarta, 15 de maio de 2019
Caciopar

Uma notícia há muito aguardada pelos pecuaristas paranaenses acaba de ser confirmada: o Paraná vai ser reconhecido como área livre de febre aftosa sem vacinação. O anúncio foi feito dias atrás na 2ª Reunião do Bloco V do Plano Estratégico do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa, no auditório da Ocepar, em Curitiba. O encontro contou com a presença de autoridades e produtores de cinco estados. Os reflexos da mudança vão ser apresentados na reunião da Caciopar no sábado, 18, pelo vice-presidente do POD (Programa Oeste em Desenvolvimento), Elias Zydek.
Com a autorização do Ministério da Agricultura, a vacinação deste mês de maio será a última. Há muitos anos, o Paraná segue todas as recomendações e pedia a antecipação do reconhecimento de área livre da aftosa. Caso o cronograma original fosse seguido e mantido, a liberação ocorreria somente a partir do primeiro semestre de 2021. Uma das principais consequências do novo status será a possibilidade de abertura de novos mercados internacionais para a carne produzida no Paraná, principalmente no Oeste do Estado. 
Em sua apresentação sobre o impacto da mudança, Elias abordará alguns aspectos centrais do tema, entre eles: aumento de renda a milhares de propriedades rurais, possibilidade de tornar o Paraná o maior produtor nacional de suínos, competição no mercado externo – suíno e bovino, geração de mais empregos, renda e tributos, redução de custos e a oportunidade de o Estado deixar o diagnóstico de doente para saudável. A reunião da Caciopar será realizada no Teatro Gustavo Fischer – rua Tuparandi, 751 -, às 8h30. 
 
Outros assuntos
O encontro do próximo sábado vai abrir espaço para outros temas importantes ao setor produtivo. Entre eles: Ambientes de negócios e a MP 881 – Medida Provisória da Liberdade Econômica, apresentação da E-Gera Soluções em Energia e do Programa Brasil mais empreendedor e informações sobre a moção Território Guarani no Oeste do Paraná. Ocorrerá ainda o lançamento das primeiras peças institucionais de uma campanha de fortalecimento e de valorização da Coordenadoria. Outras informações podem ser conseguidas pelo telefone (45) 3321-1427.
 

 

 

Fonte: Caciopar