Notícia

REPRESENTANTES DO PROGRAMA OESTE EM DESENVOLVIMENTO E GOVERNO DO ESTADO REÚNEM-SE COM DIRETORES DA ITAIPU

terça, 18 de junho de 2019
POD

Discutir sobre a Nova Ferroeste e a Rota Bioceânica em seu corredor central, que passará por Foz do Iguaçu com ligação ao Porto de Paranaguá. Essa foi a pauta da reunião entre representantes da mesa diretora e da Câmara Técnica de Infraestrutura e Logística do Programa Oeste em Desenvolvimento (POD) com o diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, general Joaquim Silva e Luna, e com o diretor de Coordenação, general Luiz Felipe Kraemer Carbonell.

A reunião ocorreu no último dia 13 e também teve a presença do secretário de Planejamento e Coordenação-Geral do Paraná, Valdemar Bernardo Jorge, e do CEO da Ferroeste, André Luís Gonçalves. Na oportunidade, o presidente do POD, Danilo Vendruscolo, falou sobre a importância da nova ferrovia para o desenvolvimento econômico e social da Região Oeste e, juntamente com as demais autoridades, pediu o apoio da Itaipu Binacional para a concretização desse objetivo.

“É fundamental unirmos a sociedade e o poder público em torno do projeto da Nova Ferroeste e do corredor central da Rota Bioceânica, pois esta é uma obra de infraestrutura de extremo valor estratégico para o Paraná, o Paraguai e a América Latina”, afirmou Vendruscolo.

Ainda segundo ele, “faz-se necessário um trabalho conjunto com os países vizinhos, especialmente o Paraguai, para viabilizar a ligação do maior porto graneleiro do país, o Porto de Paranaguá, ao Pacífico, através da construção de uma ferrovia de alta capacidade de transporte e baixo custo operacional”.

De acordo com o secretário Valdemar Bernardo Jorge, o Governo do Estado vem trabalhando para viabilizar a elaboração do projeto executivo da obra, tornando possível realizar um forte trabalho de atração de investidores. “O projeto da ferrovia está entre as principais prioridades do governador Ratinho Junior, e o trabalho conjunto entre o setor produtivo, o Governo do Estado e a Itaipu poderá garantir maior agilidade ao projeto”, disse.

Conforme o secretário, “o apoio da Itaipu para a atualização do projeto executivo do ramal da ferrovia de Cascavel a Foz do Iguaçu seria de grande importância para que tenhamos sucesso nesta tarefa”.

Para o general Silva e Luna, um projeto da envergadura de uma ferrovia tem potencial para trazer um grande impulso para o desenvolvimento econômico e social da Região Oeste, estando assim alinhado à missão e aos objetivos de Itaipu Binacional. “Por isso, Itaipu avaliará a possibilidade de atender ao pedido de apoio trazido pelo Programa Oeste em Desenvolvimento e o Governo do Estado.”

Também participaram da reunião o segundo-vice-presidente do POD, Rainer Zielasko; o presidente da Coopavel e membro da Câmara Técnica de Infraestrutura e Logística do POD, Dilvo Grolli; e o vice-presidente da FIEP e também membro da Câmara Técnica de Infraestrutura e Logística do POD, Edson Vasconcelos.

Outros assuntos discutidos na ocasião foram: a organização da agenda estratégica do Show Rural 2020, que será coordenada pelo Programa Oeste em Desenvolvimento em parceria com o Governo do Estado e entidades participantes do Programa, e a programação do 06º Fórum do Programa Oeste em Desenvolvimento e 05º Congresso da CACIOPAR, que será realizado no dia 08 de novembro em Foz do Iguaçu, na nova sede da ACIFI.

Também participaram da reunião o Diretor Executivo e a Secretária do Programa, Dimas Bragagnolo e Edna Rúbio.

Fonte: oesteemdesenvolvimento.com.br