Notícia

A competição que desafia empreendedores do Paraná a superar limites

quarta, 10 de julho de 2019

A definição de zona de conforto é: uma série de ações, pensamentos e comportamentos que uma pessoa está acostumada a ter e que não causa nenhum tipo de medo, ansiedade ou risco. No empreendedorismo, zona de conforto também pode ser compreendida como uma das principais adversárias do empresário inovador, aquele que deseja se desenvolver e não se contenta com o que está na média. 

Com isso em mente é que a Faciap Jovem lançou o Jogos dos Jovens Empreendedores do Paraná (JOJEPs) deste ano. Para o empreendedor que acredita que possui grande potencial e que está disposto a fazer acontecer. “O JOJEPs é uma forma de o empreendedor enxergar que, se ele não estiver aberto a mudanças com entusiasmo, ele não irá crescer”, afirma Diego Bombonatto, coordenador estadual dos jogos nesta edição. 

Aliás, Diego sentiu o impacto da filosofia do JOJEPs no próprio corpo. No ano passado, ele chegou ao evento decidido a perder 8 quilos, mas foi além. Eliminou não apenas o peso excedente, como 20% de gordura corporal, hábitos alimentares que prejudicavam sua saúde e também o sedentarismo. “Hoje faço ciclismo, academia, futebol e me desafiei no montanhismo”, conta ele. Escalou o Pico Paraná e esse mês fez o ataque ao Pico Olimpo no Complexo Marumbi. Agora, a esposa vai acompanhá-lo e os dois irão participar do JOJEPs 2019.

 

Assim como Diego, os empreendedores que se inscrevem no JOJEPs sabem que não estão lá para competir com outros, mas com eles mesmos. O desafio de cumprir provas, vencer desafios mentais e físicos, e de romper a linha de chegada é, na verdade, um chamado para a superação dos próprios limites. “Para isso, é preciso sair do escritório e tentar algo novo, como cuidar da saúde, por exemplo”, diz Michael Tamura, presidente da Faciap Jovem. Isso porque não é incomum ver empresários acomodados, sem vontade de se exercitarem. “Sem saúde ninguém consegue trabalhar”, afirma ele. 

E enquanto vence as provas, o empreendedor também amplia a rede de contatos. Integra-se, aproxima-se de outros empresários, conhece mais do dia a dia de cada um e gera negócios. “O JOJEPs também é lugar de fechar parcerias”, garante Tamura. 

REGRAS 

Durantes os sessenta dias de jogos, cada participante precisa fazer uma atividade física diária individual e até quatro por semana em conjunto.

As modalidades valem pontos. Atividade individual, 1 ponto. Em conjunto, 2. As feitas em grupo aos domingos são diferenciadas e valem 3 pontos. O tempo todo, os inscritos recebem o acompanhamento de uma nutricionista. E quem atingir a meta estipulada pela profissional, ganha pontos extras. As atividades realizadas postadas no Instagram com as hashtags de todos os patrocinadores também são contabilizadas na somatória final.

Já são 280 empreendedores inscritos. A expectativa é que o total chegue a 320. As inscrições encerram dia 31 de julho. Os jogos começam durante a Assembleia Geral Ordinária da Faciap Jovem, em Ponta Grossa, nos dias 9 e 10 de agosto. A primeira fase encerra no dia 9 de outubro. E a prova final será logo depois, durante o Congresso Empresarial Paranaense da Faciap, em Foz do Iguaçu, no Hotel Mabu, nos dias 25 e 26 de outubro. 

“A prova final é surpresa, mas posso adiantar que envolve muito raciocínio, trabalho em equipe e preparo físico”, diz Diego Bombonatto.

NOVIDADE 

Neste ano, a competição na primeira fase, que é a etapa municipal, terminará não com um, mas quatro finalistas. Os quatro primeiros colocados com maior pontuação por cidade vão disputar a segunda fase em Foz. “Acreditamos que, dessa forma, os jogos cumprem com a sua função de promover a união e o trabalho em equipe”, diz Michael Tamura. 

Pensando também no condicionamento físico dos participantes, já que muitos empreendedores estão sedentários, no regulamento de 2019 consta que nos primeiros 21 dias de JOJEPs, considerado o período de adaptação do organismo com qualquer atividade física, os conselheiros poderão escolher uma única atividade física para realizar todos os dias em vez da variação que acontecia antigamente.

 

A premiação para a equipe vencedora deste ano é uma viagem para Bariloche, na Argentina. 

Neste ano, jovens empresários de cidades de Santa Catarina participam. E segundo o presidente da Faciap Jovem, a ideia é atrair cada vez mais estados. “Acreditamos que o JOJEPs tem potencial de ser ainda maior do que já é. Queremos envolver todos os estados do país”, diz Tamura.

Fonte: faciap.org.br