Notícia

PESQUISA REVELA PERFIL DO CONSUMIDOR DE CASCAVEL

segunda, 02 de dezembro de 2019
ACIC

O consumidor de Cascavel, suas preferências e hábitos de consumo. É disso que falou a empresários da Acic, na noite de quinta-feira, a analista de Mercado da RPC, Renata Mateus. Com dados curiosos e detalhados em mãos, ela garantiu que uma leitura atenta das informações disponibilizadas pode representar resultados importantes a empresas dos mais diferentes segmentos.
Renata fez uma observação pontual, de que é preciso desconsiderar o universo que cada um vive, porque as realidades são absolutamente diferentes. Ela fez um teste. Pediu para que levantasse a mão quem, no último um ano viajou de avião, possui cartão de crédito ou fez compras em supermercado. Na sala com cerca de 50 pessoas, todos atenderam à solicitação, no entanto, dos consumidores pesquisados, apenas 2,96% disseram sim às três.
A pesquisa apresentada traz informações do Paraná, mas principalmente de Cascavel, pois há algumas diferenças também por região. Em âmbito estadual, o local preferido para compras são o comércio de rua, shoppings e lojas de departamento. Em Cascavel, a liderança está com as lojas de rua, lojas de departamento e hipermercados. As compras pela internet cresceram 40% nos últimos cinco anos, mas, segundo Renata, representam 10% do total de negócios gerados na cidade.
Cascavel é a segunda do Paraná em índice de pessoas empregadas, de 61% - atrás apenas de Pato Branco. E também é a segunda em pessoas que estão nas classes A e B. Trinta e cinco por cento da população tem salário entre R$ 2,1 mil e R$ 4,5 mil. Somente 8% de seus habitantes, que são mais de 330 mil, estão nas classes D e E. A média estadual dos que possuem conta corrente é de 42%, em Cascavel é de 36%.
Onze por cento têm nível superior completo e ela é a terceira no Estado com maior percentual de pós-graduados, mestres e doutores, atrás de Umuarama e Maringá. A área de ensino, considerados todos os graus da carreira escolar, movimenta R$ 70 milhões por ano. Renata falou também da preferência por times. Dos que responderam, 42% torcem para equipes de São Paulo, 10% do Rio Grande do Sul e 7% do Rio de Janeiro. O maior percentual de palmeirenses do estado está em Cascavel, mas a maior torcida local é a do Corinthians, com 18%.
Trinta e seis por cento da população é formada por pessoas solteiras, o segundo maior índice estadual, atrás apenas de Foz do Iguaçu. E 88% dos homens e mulheres ouvidos ressaltaram a importância de se ter um mesmo nível de compartilhamento de responsabilidades. Dos entrevistados, 42% fazem esporte ao menos uma vez por semana e a caminhada é a atividade preferida pela maioria.
Roupas de banho e óculos de sol são as peças de vestuário campeãs de vendas no comércio local. Trinta e quatro por cento dos que responderam compram brinquedos e 74% têm automóvel próprio, segundo maior índice do Paraná, perdendo apenas para Francisco Beltrão. Renata Mateus afirmou ainda que 21% disseram pretender comprar carro em 2021. Sessenta por cento têm casa própria, e os cascavelenses são os que mais alugam imóveis no Paraná (38%).
O hábito gastronômico preferido dos consumidores alcançados pela aferição é fazer churrasco, já que 52% afirmaram gostar de cozinhar. Outro dado interessante, segundo Renata, é que 63% acreditam que as marcas conhecidas são as melhores. E quanto à publicidade, a maioria destacou que gosta de vê-las pela TV. Os cascavelenses têm outra particularidade: um grande percentual garantiu gostar e aproveitar promoções.

 

Fonte: acicvel.com.br