Notícia

ACIC LABS É UMA DAS FACILITADORAS DO HACKATHON DO SHOW RURAL DIGITAL

segunda, 27 de janeiro de 2020
ACIC

Acic Labs e Sistema Fiep serão os facilitadores do hackathon do Show Rural Digital, uma das atrações da 32ª edição do Show Rural Coopavel, agendado para 3 a 7 de fevereiro em Cascavel, no Oeste do Paraná. A aceleradora e hub de inovação da associação comercial estará representada pelos diretores Carlos Guedes, de Comunicação Social, e Siro Canabarro, vice-presidente para Assuntos da Microempresa, e pelos colaboradores Cleyton Silva e Fernanda Marques.

O hackathon é uma maratona de tecnologia. O nome deriva de duas palavras da língua inglesa, hacker (pessoa com elevado grau de conhecimento que acessa dados em sistemas de grande complexidade) e marathon, que é maratona. O exercício busca a solução de problemas, das mais diferentes áreas, com o uso de conhecimentos multidisciplinares e novas tecnologias. O agronegócio é o foco dos desafios apresentados no Show Rural Digital. Os melhores vão ser escolhidos por um júri cuidadosamente formado. Os três ganhadores receberão prêmios.

Guedes informa que o hackathon do SRD será nos dias 3 e 4 de fevereiro. “Serão mais de 30 horas de trabalho ininterrupto. Mas os cuidados oferecidos são especiais, com refeições e banheiros à disposição. A equipe pode se organizar para que, sem comprometer os trabalhos, seus integrantes possam ter algumas horas de descanso”. Serão 15 equipes com cinco integrantes cada. Pessoas de setores distintos e um cooperado ou filho de agricultor filiado à Coopavel deverão integrar cada time. “Essa é uma medida interessante, porque permitirá aos participantes conhecer sobre os problemas com o máximo de realidade e precisão. Assim, as soluções tendem a ficar ainda mais apuradas”, afirma o diretor de Comunicação da Acic.

Do outro lado

Na edição de 2019 do hackathon do SRD, Dani, da Horta da Dani, participou como mentora, compartilhando experiências acumuladas como dona de startup. Agora, participará como maratonista. “Estou empolgada, porque essa é uma oportunidade incrível. É possível se conectar com o que há de mais atual em tecnologia, conhecer e ter contato com pessoas que vivem esse meio”. Dani afirma que participar permite se envolver com o melhor de sua criatividade, estimulando o pensar empreendedor. Como a maratona é longa, ela sugere estar bem alimentado, calmo e, a partir do diálogo, conter o estresse e a ansiedade. “Tudo isso conta muito para fazer um bom pitch – apresentação”.

Premiação

A equipe vencedora do hackathon ganhará uma viagem internacional como prêmio. A cidade ainda não está definida, mas será a um dos grandes ecossistemas de inovação da atualidade. O segundo e terceiro lugares ganharão prêmios em dinheiro. O valor da inscrição é de R$ 120 por integrante. O Show Rural Digital terá outras atrações, como Boot Camp (apresentação de startups a grupos de investimentos), Fórum de TI de Cooperativas do Brasil e Paraguai, Iguassu Valley Connect Show (fórum de inovação), Celepar Pitch Day, primeira reunião do Sistema Regional de Inovação de 2020, encontro do ecossistema Iguassu Valley, pitches e arena multiuso com testes e apresentação de drones e veículos elétricos.

Fonte: Crédito: Assessoria