Durante três dias de imersão, uma caravana formada por 32 participantes viveu uma experiência transformadora na sexta edição do Encontro Anual de Executivos da Caciopar e quarta edição do Projeto Felipe Pasa Executivo Destaque, que percorreu um dos mais vibrantes ecossistemas de inovação do interior de Santa Catarina, na região centralizada por Joaçaba. A missão reuniu representantes de 25 associações comerciais do Oeste do Paraná, além da equipe da Caciopar, incluindo o presidente da Coordenadoria, Reni Fernande Felipe e a consultora Iraci Mataczinski – também participaram a gerente Rosane Schulz Ferreira e a colaboradora Beth Gomig e os gestores de projetos do Sebrae Oeste/PR, de Cascavel Gustavo Acosta e de Laranjeiras do Sul Thais da Costa.
O roteiro revelou como o associativismo, quando integrado ao poder público, universidades e setor empresarial, transforma cidades pequenas em ambientes altamente produtivos, criativos e tecnológicos, comenta o presidente Reni. A jornada começou na Escola Municipal Mercedes Luiza Nascimento, referência regional por unir educação integral e inovação. Com estrutura cedida pela Fiesc e parceria com Sesi e Senai, a escola funciona das 7h45 às 16h30 e estimula habilidades como criatividade, oratória e participação em gincanas acadêmicas. A gestão é compartilhada com o governo municipal, que cede profissional especializado para coordenar todo o processo pedagógico.
Em seguida, o grupo visitou a Unoesc, universidade comunitária gratuita que opera por meio de um conselho gestor que envolve docentes, comunidade e poder público. Reconhecida pelas fortes parcerias com as esferas municipal e estadual, a instituição mantém diversos programas voltados à inovação e ao desenvolvimento regional. O terceiro destino foi o Polo Inovale, ambiente que reúne empresas incubadas e que se consolidou graças à união entre prefeitura, universidades, comunidade e empresários. Com mensalidade simbólica, o espaço oferece suporte para que startups desenvolvam soluções aplicadas ao município de Joaçaba e ao Vale do Rio do Peixe.
A comitiva também conheceu a Incubadora Tecnológica de Herval d’Oeste, totalmente mantida pelo governo municipal, com dez empresas incubadas e gestão pública dedicada. A última parada do primeiro dia foi o Senac de Joaçaba, onde autoridades e líderes locais receberam o grupo. Representantes do Senac apresentaram iniciativas voltadas ao empresariado e a secretária de desenvolvimento local, Jéssica Rinaldi apresentou um programa inovador que permite aos empreendedores investirem em melhorias utilizando 20% do IPTU, sem custo adicional. Essa ação é uma política do município de Joaçaba.
Empresas do ecossistema
O segundo dia foi dedicado à visitação de empresas que nasceram no ecossistema Inovale e hoje operam com estruturas sólidas. A primeira foi a Smart Pixel que surpreendeu pela tecnologia que separa pintainhos machos e fêmeas por fotografia. Enquanto um funcionário consegue separar cerca de três mil animais por hora com 78% de acerto a máquina desenvolvida pela empresa alcança mais de 20 mil no mesmo período de tempo, garantindo agilidade e precisão ao setor avícola com mais de 90% de acerto. Na sequência, o grupo conheceu a Grader, uma empresa especializada em produtos de inox para churrasco com garantia vitalícia, e visitou a Razonet, referência nacional em contabilidade digital para micros e pequenas empresas com atendimento totalmente online.
O retorno ao Polo Inovale permitiu à caravana conhecer outras empresas incubadas e um espaço compartilhado patrocinado pelo BRDE e pela Acioc, no qual empreendedores trabalham mediante pagamento simbólico pelo uso de mesas individuais. Ali, foram apresentados outros projetos que integram o ecossistema local. A Associação Comercial do Oeste Catarinense integra sete municípios. O presidente Fábio Lazzarotti apresentou iniciativas da entidade, enquanto o presidente da Caciopar, Reni Fernande Felipe e a equipe da Caciopar falaram sobre o papel da Coordenadoria e apresentaram a Semana do Associativismo, convidando Santa Catarina a integrar o movimento. A revelação do Executivo Destaque 2024/2025 aconteceu em seguida.
Incubadora
O último dia da missão começou no Instituto Tecnológico e na Incubadora Tecnológica de Luzerna. A ITL, instalada em um antigo seminário, conta com 6.000 m² de área de estrutura. O espaço, em revitalização, conta com auditórios, salas de incubação e ambientes para a realização de grandes eventos. A gestão é conduzida por um diretor com ampla experiência em administração pública, que está modernizando todo o setor de inovação da cidade. As empresas incubadas têm como missão desenvolver soluções aplicáveis ao município e uma delas já rendeu destaque nacional: o primeiro semáforo inteligente do Brasil, em fase de testes.
A última parada foi em Água Doce. Lá, a caravana conheceu outra incubadora municipal. Entre as empresas instaladas, chamou atenção uma startup que reaproveita quase que 100% dos materiais de baterias automotivas, transformando os componentes em um pó utilizado para reforçar a composição de pavers que deverão ser empregados em obras de pavimentação. O único elemento ainda não reaproveitado (o plástico) está em fase de estudo para futura aplicação no asfalto local e do entorno. A Acioc, associação comercial e empresarial com característica regional, integra os municípios de Joaçaba, Herval d’Oeste, Luzerna, Água Doce, Erval Velho, Catanduvas e Vargem Bonita.
A missão contou com a parceria do BRDE – o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, com participação na pauta do dia 12/11 na Acioc apresentando as linhas do banco aos empresários e do Sebrae Oeste do Paraná. Grande apoiador de todas as etapas da missão e das demais ações da Caciopar e do sistema associativo regional.
Crédito: Assessoria














