Facebook
Twitter
WhatsApp

Caravana do Oeste conhece ecossistemas de inovação no interior de Santa Catarina

 

 

Durante três dias de imersão, uma caravana formada por 32 participantes viveu uma experiência transformadora na sexta edição do Encontro Anual de Executivos da Caciopar e quarta edição do Projeto Felipe Pasa Executivo Destaque, que percorreu um dos mais vibrantes ecossistemas de inovação do interior de Santa Catarina, na região centralizada por Joaçaba. A missão reuniu representantes de 25 associações comerciais do Oeste do Paraná, além da equipe da Caciopar, incluindo o presidente da Coordenadoria, Reni Fernande Felipe e a consultora Iraci Mataczinski – também participaram a gerente Rosane Schulz Ferreira e a colaboradora Beth Gomig e os gestores de projetos do Sebrae Oeste/PR, de Cascavel Gustavo Acosta e de Laranjeiras do Sul Thais da Costa.

O roteiro revelou como o associativismo, quando integrado ao poder público, universidades e setor empresarial, transforma cidades pequenas em ambientes altamente produtivos, criativos e tecnológicos, comenta o presidente Reni. A jornada começou na Escola Municipal Mercedes Luiza Nascimento, referência regional por unir educação integral e inovação. Com estrutura cedida pela Fiesc e parceria com Sesi e Senai, a escola funciona das 7h45 às 16h30 e estimula habilidades como criatividade, oratória e participação em gincanas acadêmicas. A gestão é compartilhada com o governo municipal, que cede profissional especializado para coordenar todo o processo pedagógico.

Em seguida, o grupo visitou a Unoesc, universidade comunitária gratuita que opera por meio de um conselho gestor que envolve docentes, comunidade e poder público. Reconhecida pelas fortes parcerias com as esferas municipal e estadual, a instituição mantém diversos programas voltados à inovação e ao desenvolvimento regional. O terceiro destino foi o Polo Inovale, ambiente que reúne empresas incubadas e que se consolidou graças à união entre prefeitura, universidades, comunidade e empresários. Com mensalidade simbólica, o espaço oferece suporte para que startups desenvolvam soluções aplicadas ao município de Joaçaba e ao Vale do Rio do Peixe.

A comitiva também conheceu a Incubadora Tecnológica de Herval d’Oeste, totalmente mantida pelo governo municipal, com dez empresas incubadas e gestão pública dedicada. A última parada do primeiro dia foi o Senac de Joaçaba, onde autoridades e líderes locais receberam o grupo. Representantes do Senac apresentaram iniciativas voltadas ao empresariado e a secretária de desenvolvimento local, Jéssica Rinaldi apresentou um programa inovador que permite aos empreendedores investirem em melhorias utilizando 20% do IPTU, sem custo adicional. Essa ação é uma  política do município de Joaçaba.

 

Empresas do ecossistema

O segundo dia foi dedicado à visitação de empresas que nasceram no ecossistema Inovale e hoje operam com estruturas sólidas. A primeira foi a Smart Pixel que surpreendeu pela tecnologia que separa pintainhos machos e fêmeas por fotografia. Enquanto um funcionário consegue separar cerca de três mil animais por hora com 78% de acerto a máquina desenvolvida pela empresa alcança mais de 20 mil no mesmo período de tempo, garantindo agilidade e precisão ao setor avícola com mais de 90% de acerto. Na sequência, o grupo conheceu a Grader, uma empresa especializada em produtos de inox para churrasco com garantia vitalícia, e visitou a Razonet, referência nacional em contabilidade digital para micros e pequenas empresas com atendimento totalmente online.

O retorno ao Polo Inovale permitiu à caravana conhecer outras empresas incubadas e um espaço compartilhado patrocinado pelo BRDE e pela Acioc, no qual empreendedores trabalham mediante pagamento simbólico pelo uso de mesas individuais. Ali, foram apresentados outros projetos que integram o ecossistema local. A Associação Comercial do Oeste Catarinense integra sete municípios. O presidente Fábio Lazzarotti apresentou iniciativas da entidade, enquanto o presidente da Caciopar, Reni Fernande Felipe e a equipe da Caciopar falaram sobre o papel da Coordenadoria e apresentaram a Semana do Associativismo, convidando Santa Catarina a integrar o movimento. A revelação do Executivo Destaque 2024/2025 aconteceu em seguida.

 

Incubadora

O último dia da missão começou no Instituto Tecnológico e na Incubadora Tecnológica de Luzerna. A ITL, instalada em um antigo seminário, conta com 6.000 m² de área de estrutura. O espaço, em revitalização, conta com auditórios, salas de incubação e ambientes para a realização de grandes eventos. A gestão é conduzida por um diretor com ampla experiência em administração pública, que está modernizando todo o setor de inovação da cidade. As empresas incubadas têm como missão desenvolver soluções aplicáveis ao município e uma delas já rendeu destaque nacional: o primeiro semáforo inteligente do Brasil, em fase de testes.

A última parada foi em Água Doce. Lá, a caravana conheceu outra incubadora municipal. Entre as empresas instaladas, chamou atenção uma startup que reaproveita  quase que 100% dos materiais de baterias automotivas, transformando os componentes em um pó utilizado para reforçar a composição de pavers que deverão ser empregados em obras de pavimentação. O único elemento ainda não reaproveitado (o plástico) está em fase de estudo para futura aplicação no asfalto local e do entorno. A Acioc, associação comercial e empresarial com característica regional, integra os municípios de Joaçaba, Herval d’Oeste, Luzerna, Água Doce, Erval Velho, Catanduvas e Vargem Bonita.

A missão contou com a parceria do BRDE –  o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, com participação na pauta do dia 12/11 na Acioc apresentando as linhas do banco aos empresários e do Sebrae Oeste do Paraná. Grande apoiador de todas as etapas da missão e das demais ações da Caciopar e do sistema associativo regional. 

 

Crédito: Assessoria