Comitiva colhe subsídios no interior gaúcho
A organização e a sofisticação empresarial foram dois dos aspectos de empresas do interior gaúcho que mais impressionaram diretores e empresários de cidades do Oeste do Estado que participaram de viagem técnica organizada pela Caciopar, a Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná. A viagem, de quatro dias, percorreu empresas em São Leopoldo, Parobé, Gramado, Nova Petrópolis e Bento Gonçalves.
“Quarenta e quatro empresários tiveram uma experiência incrível, que fortalecerá seus negócios e também atuais e futuros projetos da Caciopar”, diz o presidente da entidade, Sergio Marcucci, que é de Marechal Cândido Rondon. A primeira visita foi feita ao Parque Tecnológico Tecnosinos, em São Leopoldo. A comitiva visitou uma empresa que foi incubada, a Altus, que atua no setor de TI (Tecnologia da Informação) e que hoje presta serviços para a Petrobras.
O Parque Tecnológico tem 18 anos e conta com 75 empresas, e destas, 30 estão incubadas. A média salarial paga no Tecnosinos é de R$ 3,4 mil. São mais de seis mil funcionários e o faturamento anual já chega próximo de R$ 1 bilhão. Depois, a caravana seguiu para Parobé, onde funciona a fábrica da Bibi Calçados. Os empresários foram recebidos pelo proprietário do grupo, Marlin Kohlrausch. Na cidade, são 1,5 mil funcionários e o método de fabricação empregado é quase artesanal.
A estrutura da Bibi é simples, mas altamente funcional. A empresa tem até um banco de talentos que forma a equipe. O grupo está presente em mais de 65 países, entre eles a China. Em Gramado, a caravana assistiu ao show A fantástica fábrica de Natal, que recebe expectadores do mundo todo. Já em Nova Petrópolis, os integrantes da viagem técnica conheceram a história da primeira cooperativa de crédito do Brasil, que deu origem à Sicredi, fundada pelo padre Theodor Amstad.
Os empresários ainda estiveram na Vinícola Miolo, em Bento Gonçalves. A empresa cultiva mais de 40 tipos de uvas e é a maior exportadora de vinhos do Brasil. Ela conta com seis projetos em quatro regiões brasileiras, no Rio Grande do Sul e na Bahia. A última parada, antes do retorno, foi à Casa Valduga, outra das conceituadas vinícolas da região de Bento Gonçalves.
Caravana do Oeste conhece ecossistemas de inovação no interior de Santa Catarina
Durante três dias de imersão, uma caravana formada