Facebook
Twitter
WhatsApp

Caciopar homenageia líderes do Show Rural e firma Termo ESG com Sebrae

Reunião da Caciopar, nesta quinta-feira, 12, durante o 38º Show Rural Coopavel, fez de Cascavel ponto de convergência de empresários e líderes associativistas de toda a região. O presidente da Coordenadoria, Reni Fernande Felipe, formalizou o convite ao presidente do Show Rural, Dilvo Grolli, e ao coordenador-geral, Rogério Rizzardi, para participarem das comemorações dos 50 anos da entidade, em 10 de abril, em Foz do Iguaçu. 

Reni destacou a relevância histórica do evento para o agronegócio e para a economia do Oeste. “Devemos muito a vocês, que têm ajudado a desenvolver o nosso agro, setor fundamental ao sucesso da nossa economia”, afirmou. Dilvo e Rizzardi retribuíram o reconhecimento e enalteceram o papel da Coordenadoria na defesa dos interesses empresariais e na articulação de pautas que fortalecem o ambiente de negócios.

 

ESG

Em seguida aconteceu a apresentação do Termo de Entrega e Compromisso de Implementação firmado entre Sebrae/PR e Caciopar, conduzida pelo gerente regional Oeste do Sebrae, Augusto César Stein, e pela engenheira Bruna Saara. O documento formaliza a entrega da Jornada ESG para o associativismo regional.  Programa voltado a capacitar executivos das associações comerciais para compreender, aplicar e disseminar práticas ESG — sigla que reúne os pilares ambiental, social e de governança —, fortalecendo a governança, valorizando pessoas, aproximando associados e impulsionando o desenvolvimento sustentável local. 

A iniciativa é resultado de um protocolo de cooperação técnica firmado no Congresso da Caciopar, em setembro de 2024, afirmou o diretor de ESG da Caciopar, Darling Bosco. Com o recebimento do programa, as instituições assumem o compromisso de iniciar a fase prática em 26 de março de 2026, com ações voltadas à capacitação técnica dos executivos, à disseminação da cultura ESG na comunidade e ao monitoramento de indicadores de impacto socioambiental. 

 

6 x 1

Ainda durante a reunião, o presidente da Frimesa, Elias Zydek, trouxe à pauta uma preocupação que mobiliza o setor produtivo brasileiro: a possível mudança na jornada de trabalho – 6 por 1. Ele sugeriu que a Caciopar encampe movimento de mobilização contra a proposta, alertando que, se aprovada, poderá causar sérios prejuízos às empresas e à economia.

Na sequência, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer novidades do parque tecnológico que, desde 1989, abriga o Show Rural Coopavel. Em sua 38ª edição, a visitação técnica foi iniciada na segunda e termina nesta sexta-feira, 13.

 

Crédito: Assessoria

Últimas Notícias