Em visita a Toledo, o presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap), Fernando Moraes, esteve na Câmara Municipal de Vereadores para falar sobre o tema ‘Substituição Tributária no Estado’ na tarde de segunda-feira (28).
O objetivo foi promover reflexões sobre a necessidade de uma reforma no sistema tributário para tornar as empresas e a economia paranaense mais competitivas.
Ele apresentou exemplos práticos de como o imposto antecipado previsto na Substituição Tributária do ICMS prejudica o desempenho das empresas e promove a falta de competitividade do estado.
Segundo Fernando Moraes, estados como São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul já se movimentam quanto à redução de produtos sujeitos ao ICMS-ST com o objetivo de acelerar processos de negociação, colaborar com fluxos de caixa das empresas e diminuir os custos de elaboração dos cálculos tributários.
Para o presidente da Faciap é necessário trabalhar coletivamente e dar corpo a este debate para sensibilizar o nosso governo. Ele entende que esse é um processo que precisaria acontecer gradualmente, com um tempo de transição, mas esta é uma pauta urgente. “Queremos trabalhar em parceria com todos os órgãos, com a finalidade de promover mais dinamismo e competitividade às empresas e à economia paranaense, que hoje perdem mercado e negócios para estados vizinhos”, ressalta.
Associados, empresários, ex-presidentes e parte da atual diretoria executiva da ACIT, presidida por Anaide Holzbach, estiveram no Plenário.
Caravana do Oeste conhece ecossistemas de inovação no interior de Santa Catarina
Durante três dias de imersão, uma caravana formada
