(45) 3321-1449

POD chega a dez anos de lutas e vitórias em favor do Oeste do PR

quinta, 12 de maio de 2022

Caciopar

O Programa Oeste em Desenvolvimento começou a ser estruturado há dez anos. Os primeiros movimentos somaram esforços, entre outras, de entidades como a Caciopar e o Sebrae, que percebiam a necessidade de uma articulação mais ampla e técnica que pudesse acelerar o processo de conquistas de projetos e de obras determinantes para o desenvolvimento da região. 
Pontos dessa trajetória de lutas e vitórias foram apresentados recentemente durante o 6º Congresso Caciopar e 7º Fórum do POD no Biopark, em Toledo. O atual presidente, Rainer Zielasko, agradeceu e destacou a colaboração de empresários, líderes e entidades que dão corpo e fazem o movimento acontecer nesses anos todos. Rainer apresentou um vídeo institucional e repassou detalhes de algumas conquistas de grande relevância e deu destaque especial a uma delas.
Durante muito tempo, o Paraná, por meio das mais diferentes entidades e forças organizadas, atuava para fazer o Estado reconhecido como área livre da febre aftosa sem vacinação. E um projeto de dentro do POD, com inúmeras colaborações, contribuiu para consolidar o novo status, que abriu as portas de todo o mundo para as carnes produzidas no Paraná. “Antes, tínhamos acesso a apenas 40% do mundo, e com o reconhecimento internacional o mercado agora é global”, ressaltou Rainer, dizendo que essa vitória traz e trará inúmeros avanços econômicos às regiões produtoras e ao Estado.
O primeiro presidente do POD foi o empresário e arquiteto Mario César Costenaro. Desde o início das primeiras movimentações que dariam origem ao programa, Mario participou e contribuiu com apontamentos considerados fundamentais. Durante o Congresso da Caciopar, ele falou da força e relevância do associativismo, que organiza, amplia a dinâmica e melhora a competitividade de uma região e de suas empresas. “As coisas realmente dão certo, e como devem dar certo, quando houver a correta e integral participação e sinergia das entidades, de seus líderes e da comunidade”, afirmou.
O Programa Oeste em Desenvolvimento, conforme Mario Costenaro, surgiu, entre outras, com a atribuição de pensar o desenvolvimento sustentável da região por meio de uma visão integrada. “Nós somos o Oeste”, afirmou ele, falando de aspectos ligados a alinhamento de conceitos e propósitos, participação organizada e representativa, boas práticas de governança, sensibilização, planejamento e mobilização. “Podemos muito quando estamos juntos, trabalhamos juntos e acreditamos no projeto do qual todos estamos ligados e envolvidos”, destacou o primeiro presidente do POD.

Aprimoramento
O gerente regional Oeste do Sebrae, Augusto Stein, destacou aspectos dessa primeira década de trabalhos e de organização do Programa Oeste em Desenvolvimento. Stein citou alguns passos determinantes que levaram à criação de uma associação com CNPJ, de processos para definições e aprimoramentos dos mais diferentes projetos e buscas priorizados. Ele também citou a utilização e a atualização de uma ampla e diversificada base de dados e de informações que dão suporte à atuação de uma estrutura atualmente formada por mais de 60 instituições de toda a região.

Apoiadores/Investidores: Sebrae/PR, Biopark e Itaipu Binacional.

Crédito: Assessoria

Fonte: caciopar.org.br

Galeria de Fotos