Solução em compras conjuntas é apresentada para Aces do Oeste
sexta, 02 de setembro de 2022
CACIOPAR
A Área Central, uma empresa de tecnologia catarinense, criou um sistema de mentoria que aproxima as empresas dos núcleos setoriais e multisetoriais das associações comerciais do universo das compras conjuntas. O assunto foi apresentado nesta semana em reunião on-line das microrregionais e diretoria da Caciopar por Dhyure Rodrigo Souza Barros, executivo de contas da empresa já há 16 anos no mercado.
A ferramenta apresentada é a Acelerar, que em pouco tempo de funcionamento já alcança resultados interessantes. “A oportunidade aqui é, ao lado de outras empresas, conseguir compras com preços melhores, levando então produtos com custo-benefício mais baixo aos clientes e com mais resultados ao caixa da participante”, segundo Dhyure.
O projeto tem cinco objetivos, segundo ele: educar o mercado, fomento ao associativismo, formação de redes e centrais de negócios, posicionamento de mercado e melhoria da competitividade. O suporte ao sistema de monitoria vem da Acelerar, que acompanha os participantes em uma jornada com duração de seis meses, tempo suficiente para o grupo percorrer todos os passos para obter resultados conjuntamente.
Em atividade desde o início de 2021, a Acelerar conta com a criação de 18 grupos, mais de 300 empresas de 12 segmentos, 450 treinamentos realizados e mais de R$ 600 milhões em informação de compra e 5 milhões em compras conjuntas. As redes e centrais formadas até agora estão nas áreas de supermercados, materiais de construção, pneus, veterinária/pet, farmácia magistral,metal mecânico, mineradora e ensino superior.
Dhyure informou que os descontos conseguidos pelo método estão entre 5% e 15%, gerando em um ano de atividades economia às empresas superior a R$ 500 mil. Ele apresentou cases, como do setor de clínicas veterinárias e pets, de Brusque (Santa Catarina). O grupo já fez oito cotações e seis pedidos conjuntos totalizando mais de 120 mil reais em compra conjunta. O melhor desconto conseguido até agora foi em uma vacina, de 23%.
O projeto conta com apoio do Sebrae e da Faciap, no Paraná. Além de vantagens às empresas e aos clientes, a solução traz também receita ao sistema associativista.
Crédito: Assessoria
Galeria de Fotos