Líderes de diversas entidades estão na segunda fase da missão técnica à Alemanha e à Finlândia, organizada pela Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná) e pelo Sebrae. Entre os participantes está o vice-presidente da Caciopar (Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná), Genésio Pegoraro, que representa a entidade em uma jornada de aprendizado e troca de experiências voltadas à gestão pública eficiente, inovação tecnológica e educação de excelência.
Na Finlândia, país que ocupa lugar de destaque no ranking mundial de educação e é considerado o mais feliz do mundo, o grupo conheceu práticas que têm transformado a nação em um modelo global. O sistema educacional finlandês se baseia em três princípios: qualidade, igualdade e confiança. Toda a educação, do ensino infantil ao superior, é pública e gratuita, incluindo a alimentação. O investimento na primeira infância, de zero a cinco anos, é prioridade, garantindo que as crianças ingressem na escola preparadas e motivadas a aprender, afirma Genesio, resumido assim a visita a um centro educacional que marcou a primeira parada do grupo na Finlândia.
Outro ponto que impressiona é a valorização do professor: apenas os melhores alunos podem seguir a carreira docente, e a profissão é uma das mais respeitadas do país. Para Genésio, esse modelo reforça o que a Caciopar defende há anos: educação de base e no tempo certo como o caminho mais sólido para o desenvolvimento humano e social.
Entre as instituições visitadas, destaque para a Edtech, universidade voltada à tecnologia aplicada à educação e classificada entre as cem melhores do mundo. A instituição promove o uso de ferramentas digitais e integra cultura, comunicação e inovação em seus métodos de ensino. Um aspecto admirável do sistema finlandês é a continuidade administrativa. Mesmo com mudanças de governo, as equipes técnicas são mantidas, o que assegura estabilidade e eficiência nas políticas públicas.
A missão também passou pela prefeitura de Espoo, cidade vizinha a Helsinque, referência em sustentabilidade e participação cidadã. O município recebe mais de dez mil sugestões por ano dos moradores sobre melhorias urbanas e desenvolve políticas consistentes para o uso de transporte público, reciclagem e redução de emissões de carbono. Espoo busca se consolidar como “a capital da criança e da juventude”, com políticas integradas de educação, bem-estar e inovação.
AMK
Em Turko, o grupo conheceu a universidade AMK, fundada em 1992, na qual alunos e professores atuam lado a lado em projetos e pesquisas. O ensino é voltado ao desenvolvimento de pensamento crítico, criatividade e iniciativa, preparando os estudantes para ingressar no mercado de trabalho já no dia seguinte à formatura, em qualquer parte do mundo.
Segundo Genésio, participar dessa missão amplia a visão estratégica dos líderes regionais e reforça a importância de investir em educação, inovação e sustentabilidade, bases fundamentais para o crescimento econômico e social do Oeste do Paraná e do Brasil.
Crédito: Assessoria









