(45) 3321-1449

Caciopar celebra apresentação do PL  que cria o Dia Nacional do Associativismo

sexta, 04 de julho de 2025

CACIOPAR

Esta quinta-feira, 3 de julho, entra para a história do associativismo empresarial brasileiro com a apresentação oficial, na Câmara dos Deputados, do Projeto de Lei 3245/2025, que propõe instituir o Dia Nacional do Associativismo. A proposta, de autoria do deputado Joaquim Passarinho (PL/PA), estabelece o dia 15 de julho como data oficial para celebrar essa importante força de união e desenvolvimento do País.
A conquista é resultado da articulação da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil com apoio direto da Faciap (Paraná) e da Federaminas (Minas Gerais). Agora, o projeto inicia sua tramitação com o objetivo de ser aprovado ainda em 2025, dando um passo decisivo para reconhecer o associativismo como ferramenta à transformação econômica e social das comunidades brasileiras.
A apresentação do projeto é comemorada por entidades a exemplo da Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná, que neste ano completou 49 anos de fundação. Criada em 1976, a Caciopar foi a primeira coordenadoria empresarial do Brasil e, ao longo de sua história, tornou-se referência nacional no estímulo ao associativismo e à união empresarial, ajudando a dar sustentação à Faciap, a maior federação de associações comerciais do País.
O presidente da Caciopar, Reni Fernande Felipe, celebra o momento com entusiasmo: “Hoje é um dia especial e de alegria para todo o movimento associativista. Reconhecer o Dia Nacional do Associativismo é valorizar a união empresarial não apenas como instrumento de fortalecimento do setor produtivo, mas também como caminho para transformar profundamente nossas comunidades e regiões. "Defendemos essa matéria há muitos anos e contamos, no início, com respaldo do então deputado federal José Carlos Schiavinatto (in memorian), de Toledo, que entendeu a importância do que era reivindicado", comenta Reni.
A proposta legislativa estabelece que a data de 15 de julho passe a integrar o calendário oficial de datas comemorativas do Brasil, com os seguintes objetivos: valorizar e promover a cultura associativista no Brasil; estimular o fortalecimento das associações civis, comerciais, empresariais e comunitárias; e reconhecer o papel do associativismo no desenvolvimento econômico, social e democrático.
Segundo a justificativa do deputado Joaquim Passarinho, o associativismo é uma das ferramentas mais poderosas de organização da sociedade civil, contribuindo para a geração de empregos, a defesa de direitos coletivos, o desenvolvimento econômico e a construção de um ambiente empresarial mais justo e dinâmico. “É também um incentivo ao empreendedorismo, à inovação e à promoção do desenvolvimento sustentável, especialmente em regiões com menor dinamismo econômico”, argumenta o parlamentar.
Por que 15 de julho?
A escolha de 15 de julho para comemorar o Dia do Associativismo Empresarial tem raiz histórica. Em 15 de julho de 1811 foi oficialmente fundada a primeira entidade empresarial do Brasil, a Associação Comercial da Bahia, originalmente chamada de Praça do Comércio da Bahia. Atualmente, são mais de duas mil as associações comerciais em atividade no País que, nos estados, são ligadas às suas Federações e essas à CACB. A Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil representa 27 Federações, mais duas mil Aces e mais de dois milhões de empresas formais em todo o território nacional.

 

Crédito: Assessoria

Fonte: caciopar@caciopar.org.br

Galeria de Fotos