Capacitação amplia o leque de possibilidades ao Empreender
quinta, 12 de junho de 2025
UNICACIOPAR
Quinze profissionais de dez cidades do Oeste do Paraná estiveram reunidos nesta semana na Acic, em Cascavel, para participar de uma capacitação estratégica voltada a consultores do Programa Empreender. Ministrada pela consultora Iraci Mataczinski, a formação teve como objetivo aprofundar a compreensão das metodologias e manuais de implementação do programa, com foco na potencialização de resultados dos núcleos setoriais.
O Programa Empreender, inspirado em uma iniciativa da Alemanha, chegou ao Brasil com a proposta de transformar a relação entre empresas de mesmo setor em uma cultura colaborativa. No Paraná, o programa foi implantado em 1998, segundo estado a adotá-lo – primeiro foi Santa Catarina. A Acic, de Cascavel, teve protagonismo nesse processo: foi a primeira entidade empresarial paranaense a implementá-lo. Em 1998, ela criou o Núcleo Setorial Madeireiro.
Durante a capacitação, foram abordadas técnicas como a metodologia de moderação e visualização, metodologia alemã que estimula a construção coletiva por meio da visualização e organização das ideias. Ferramentas de planejamento como Canvas, Balanced Scorecard (BSC) e matriz FOFA (SWOT) também foram estudadas, com o objetivo de instrumentalizar os consultores na condução de planejamentos estratégicos eficientes junto aos núcleos.
Os núcleos setoriais, pilar central do Empreender, são grupos de empresários de um mesmo segmento produtivo que se reúnem periodicamente para discutir problemas comuns, identificar oportunidades e buscar soluções coletivas. A lógica do programa rompe paradigmas, de acordo com Iraci: em vez da competição, ele fomenta a cooperação estruturada, promovendo melhorias em gestão, produtividade, acesso a crédito, inovação e presença de mercado.
A formação de núcleos setoriais dentro do programa Empreender é uma das principais ações associativas dentro de uma associação.
A formação, realizada pela Caciopar em parceria com a Faciap, também reforçou a importância da moderação qualificada por parte dos consultores. Mais do que facilitadores de reuniões, esses profissionais atuam como mediadores, capazes de estimular o debate, respeitar as diferenças e transformar ideias dispersas em ações concretas. A metodologia participativa adotada no Empreender é uma das razões do seu êxito. “Ao estimular o sentimento de grupo e a responsabilidade compartilhada, gera engajamento genuíno e resultados sustentáveis”, comenta o presidente da Caciopar, Reni Fernande Felipe, entusiasta do Programa.
Para Iraci Mataczinski, que possui larga experiência com consultoria, o segredo está na preparação contínua. “O consultor precisa estar sempre um passo à frente. Conhecer profundamente as ferramentas, entender as dinâmicas dos grupos e saber adaptar metodologias à realidade de cada núcleo são requisitos fundamentais”.
Crédito: Assessoria
Galeria de Fotos