Diretores da Indústria da Caciopar formam grupo para ampliar diálogo
terça, 02 de julho de 2024
CACIOPAR
Vice-presidentes e diretores da Indústria de associações comerciais da região participaram de reunião inédita na manhã desta terça-feira, 2. On-line, o encontro foi organizado a pedido do diretor da Indústria da Caciopar, Marcos Frazão.
O objetivo foi aproximar representantes do segmento industrial para que possam, a partir de agora, compartilhar informações sobre o dia a dia de suas empresas. “O Oeste é uma das referências industriais do Paraná, por isso contar com um fórum permanente para aprofundar os temas da área, na Caciopar, é determinante”, diz Frazão.
A região conta com indústrias dos mais diferentes setores, muitas com projeção nacional e internacional. “Temos muito a compartilhar e a crescer a partir da identificação de problemas comuns”, apontou o diretor da Indústria da Caciopar, sugerindo a criação de um grupo permanente para debater temas da área e encontrar possíveis soluções”. Ficou acordado pelos participantes que, a partir de agora, vão se reunir mensalmente de forma on-line.
O tamanho do setor
O coordenador de Conselhos Regionais da Fiep (Federação da Indústria do Paraná), Rafael Amaral, apresentou informações que mostram a força e o tamanho do setor no Estado. São mais de 82 mil indústrias, 1,2 milhão de trabalhadores e 27% do PIB estadual. O Produto Interno Bruto do Paraná foi de R$ 550 bilhões em 2023 e, desse montante, R$ 130 bilhões gerados pelas indústrias.
Rafael informou sobre a estrutura da Federação, de seus conselhos temáticos, conselhos regionais e da recente realização de fóruns regionais da indústria. A região Oeste foi a de maior expansão dos indicadores industriais no período de 2011 a 2021, com avanço de 179%. E de 2014 a 2022, o Oeste registrou também um dos maiores crescimentos no consumo de energia, de 32,3%.
Crédito: Assessoria
Galeria de Fotos