ESG não é modismo, é assunto que deve unir toda a sociedade
segunda, 23 de setembro de 2024
CACIOPAR
O ESG, que integra os conceitos da responsabilidade ambiental com as questões da governança e da atenção social, está em evidência em todo o mundo e vai realinhar aspectos importantes de operação das empresas e do comportamento humano. O assunto não é modismo e deve unir toda a sociedade no processo de resgate da saúde do planeta. Esse é um dos consensos de líderes que participaram na última sexta-feira, no Sesc Hotel Fazenda, em Cascavel, do 7º Congresso Caciopar.
Trezentos empresários de municípios do Oeste e de outras regiões do Paraná participaram da programação com o tema O desafio de produzir e gerar oportunidades com criatividade e sustentabilidade. “Esse é um assunto que diz respeito a todos nós e a Caciopar, que historicamente defende bandeiras empresariais e estruturais, tem por missão debater temas relevantes e encontrar caminhos para enfrentar os desafios identificados”, disse o presidente da Coordenadoria, Lucas Eduardo Ghellere.
O empresário João Alberto de Andrade, vice-presidente da Fiep, citou o Oeste como uma das regiões que mais avançam no Estado. Em 20 anos, o PIB dela avançou 179% contra a média nacional de 110%. “Precisamos estar atentos às novidades, focar na sustentabilidade e ampliar mobilizações para resultados cada vez melhores”. O diretor superintendente do Sebrae, Vitor Roberto Tioqueta, informou que o ESG é um assunto tão importante que diretores e colaboradores foram envolvidos em um letramento sobre ele. “Precisamos conhecer o tema a fundo para adotar ações e projetos assertivos”, pontuou.
O diretor de Operações do Setor Público da Fomento Paraná, Mounir Chaowiche, destacou que todas as instituições e líderes precisam mobilizar a sociedade para proteger o planeta. “Devemos usar a Terra com sabedoria, porque há anos estamos excedendo os limites do que ela pode oferecer ao estilo de vida que criamos. O ESG é um aliado nesse processo e já está em todo lugar”, complementou o presidente da Acic, Siro Canabarro. A presidente da Faciap Mulher, Paola Batistella, entende que “juntos é possível fazer a diferença e incorporar novas atitudes de olho no desenvolvimento sustentável”.
Vanguarda
“Os pilares defendidos pelo movimento são imprescindíveis hoje e sempre. Poder público, instituições e empresários precisam se unir ainda mais para encontrar meios que promovam oportunidades e transformações sem esgotar os recursos do planeta”, afirmou o prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos. O presidente da Faciap (Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná), Fernando Moraes, por sua vez, lembrou que as entidades do setor produtivo estão na vanguarda no debate e na aplicação das mais diferentes novidades. “E não é diferente com o ESG, assunto da pauta mundial que exige colaboração e novos hábitos de todos”.
O Congresso Caciopar envolveu os presentes numa pauta ampla sobre o assunto.
Crédito: Assessoria
Galeria de Fotos