Guaíra tem programa que estimula a abertura de vagas ao primeiro emprego
terça, 27 de setembro de 2022
CACIOPAR
Criar oportunidades de trabalho e renda aos jovens que estão chegando ao mercado é um antigo desafio no Brasil e no mundo. Em Guaíra, um programa local começa a se destacar e a servir de modelo a outros municípios. Embora aprovado e colocado em prática há poucos meses, o Programa municipal do 1º emprego - Prompeg já alcança bons resultados, informou o secretário de Desenvolvimento e Emprego Adriano Richter.
O Programa de Incentivo ao Primeiro Emprego foi aprovado neste ano e já são mais de 300 jovens cadastrados à espera de uma oportunidade. “Estamos conversando com as empresas, dos mais diferentes setores e portes, e a receptividade tem sido muito boa”, informa Adriano, lembrando que em algumas áreas há carência de mão de obra em Guaíra. Como estímulo à empresa aderente, há inúmeros benefícios fiscais com base no valor do salário mínimo.
A finalidade do Prompeg é promover o emprego, a inclusão de jovens com idades entre 16 e 24 anos ao mercado (sem experiência e sem ter tido a carteira assinada), aumento dos indicadores da qualificação profissional local, geração de mais uma fonte de renda às famílias e permitir ao jovem começar a ter a sua autonomia financeira. Outro aspecto determinante do programa, segundo o secretário Adriano Richter, é reduzir os riscos de jovens, por falta de oportunidades, de seguir o caminho de atividades ilícitas.
Para participar do Prompeg, o candidato à vaga precisa apresentar certificado do ensino médio ou técnico. Atualmente, a administração pública municipal e parceiros disponibilizam mais de 40 opções de cursos profissionalizantes aos jovens de Guaíra. À empresa, por sua vez, é solicitada a condição de adimplente junto à Fazenda Municipal para poder participar e então receber os benefícios da lei – terão acúmulo de crédito para abatimento de impostos e tributos municipais na contratação (25% por período integral e de 15% do valor do mínimo para meia-jornada).
O contrato de trabalho deverá ter duração de 12 meses, com o jovem registrado. Em caso de desligamento, a substituição deve ocorrer no máximo em 60 dias. O número de vagas abertas depende do porte da empresa, mas a intenção é que até cinco jovens possam atuar, simultaneamente, na mesma companhia.
Crédito: Assessoria
Galeria de Fotos