(45) 3321-1449

Micro 01 da Caciopar aprende sobre importância de Conselho de Sanidade

terça, 22 de fevereiro de 2022

Microrregional 01 da Caciopar

O que é, para que serve, como atua e as principais atribuições do Conselho Municipal de Sanidade. Esse foi um dos temas da primeira reunião presencial de 2022 da Microrregional 01 da Caciopar, realizada na manhã desta terça-feira na Associação Comercial e Empresarial de Matelândia. As informações foram repassadas pela fiscal de defesa agropecuária da Adapar (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná), a médica veterinária Odete Volz Medeiros.
Os conselhos sempre ocuparam condição de destaque no Estado, que por muitos anos promoveu campanhas de vacinação para melhorar seu status sanitário. Com o reconhecimento internacional de área livre da febre aftosa sem vacinação, conquistado em Paris (França), em maio de 2021, essas estruturas passaram a ter uma função estratégica, conforme Odete. Os conselhos contribuem com os trabalhos de orientação e vigilância do território e são formados, além de técnicos, por representantes dos mais diferentes setores organizados da comunidade,a exemplo das associações comerciais.
O coordenador da Micro 01, Khaled Nakka, ex-presidente da Caciopar e da Aciv de Vera Cruz do Oeste, lembra que o novo status é resultado de muitos anos de trabalho e de dedicação de líderes, pecuaristas, entidades e órgãos de sanidade. Há uma estimativa que a abertura de novos mercados trará, em função da possibilidade de vender proteínas a países mais exigentes e que pagam mais, a injeção aproximada de R$ 1,5 bilhão por ano à economia estadual. No momento, algumas dessas áreas estão em dificuldades, mas em breve isso passará e haverá impacto econômico bastante positivo à região e ao Estado.

Outros temas
A reunião da manhã desta terça, com orientação da consultora Iraci Mataczinski, tratou também sobre os seguintes assuntos: capacitação sobre cultura associativista, Semana do Associativismo - com lançamento em 19 de março, levantamento dos serviços oferecidos pelas Aces, papel dos Conselhos da Mulher e Jovem Empresário, novos produtos e serviços às empresas filiadas, agenda anual integrada com às ações da Caciopar e do POD (Programa Oeste em Desenvolvimento) e alinhamento sobre o tema eficiência energética.
Os municípios que integram a Micro 01, são: Missal, Medianeira, Santa Terezinha de Itaipu, Vera Cruz do Oeste, Foz do Iguaçu, São Miguel do Iguaçu, Matelândia, Santa Helena,  Céu Azul, Itaipulândia, Diamante do Oeste e Serranópolis do Iguaçu. 

 

Crédito: Assessoria

Fonte: caciopar.org.br

Galeria de Fotos