Módulo de PDLA trabalha aspectos de território, planejamento e comunicação
sexta, 28 de junho de 2024
UNICACIOPAR
Presidentes, vices e diretores de associações comerciais da região Oeste e dos Campos Gerais participaram na noite de quinta-feira, 27, do quarto módulo do Programa de Desenvolvimento de Lideranças Associativistas. Ação inédita da Caciopar e Cacecam, o PDLA contribui com a preparação e com o compartilhamento de informações a empresários que estão na linha sucessória de suas respectivas entidades. O encontro contou com a participação do presidente da Caciopar (Oeste) Lucas Ghellere, do presidente da Cacecam (Campos Gerai) Jean Cesar e do diretor da Unicaciopar, Mairus Gruber.
A programação dos encontros foi elaborada pela Universidade Associativista do Oeste do Paraná e envolveu os inscritos, nos quatro primeiros módulos, em encontros on-line iniciados em abril. O quarto apresentou os seguintes assuntos dentro do tema macro Gestão Estratégica: Parceria estratégica e desenvolvimento territorial, Visão Estratégica e Planejamento Estratégico e Comunicação Externa Institucional. A média de participação em cada módulo foi de 45 pessoas.
Território
O primeiro assunto do quarto módulo foi apresentado pelo presidente do POD (Programa Oeste em Desenvolvimento), o industrial Rainer Zielasko. Ele falou da entidade, das razões para as quais ela foi criada, do suporte de mais de 60 entidades e das ações e projetos elencados como fundamentais ao desenvolvimento regional. Além de apresentar pontos de sua trajetória pessoal e profissional, Rainer elencou algumas das principais ações do POD, envolvido, entre outros debates, na concessão do pedágio, na superação de gargalos estruturais da atual malha ferroviária do Paraná e em discussões capazes de superar desafios à empregabilidade.
O segundo tema foi trabalhado pela consultora Iraci Mataczinski, que falou de Visão e Planejamento Estratégico. Alguns componentes são fundamentais para entender e ajustar as ações da entidade, que são: foco e direcionamento, tomada de decisões, adaptação e inovação, motivação e engajamento, vantagens competitivas, coerência e alinhamentos, e avaliação e desempenho. E quanto ao planejamento, Iraci destacou a necessidade de elaboração de uma espécie de mapa para o futuro. Devem ser considerados elementos da visão (missão e valores), processo de criação e implantação da visão estratégica. São importantes também monitoramento e avaliação de indicadores, disse ela. O último aspecto trabalhado foram os desafios do planejamento estratégico.
Por sua vez, o jornalista Jean Paterno informou sobre Comunicação Externa Institucional. Ele contextualizou sobre estrutura e função de uma assessoria de imprensa partindo da origem do primeiro jornal, o Acta Diurna, há mais de dois mil anos pelos romanos. Jean falou do primeiro assessor de imprensa do Ocidente, o norte-americano Ive Lee, e das ferramentas empregadas para fortalecer imagem e marca de empresas e instituições. Aces de todos os portes podem ter, segundo sua disponibilidade, alguém para cuidar da comunicação e, de forma enxuta e barata, empregar os novos recursos comunicacionais para colocar temas de interesse da entidade em evidência. Ele deu dicas também aos presidentes de como se portar e de cuidados recomendados em entrevistas.
Presencial
O quinto e último módulo do PDLA, por parte da Caciopar, será realizado, em parceria com o Sebrae, presencialmente no dia 3 de agosto, na Acic em Cascavel. Os assuntos abordados serão: Liderança, Inteligência Emocional, Comunicação e Oratória. Os certificados de conclusão dos participantes pela Caciopar, da primeira edição do Programa de Desenvolvimento de Lideranças Associativistas, serão entregues em setembro durante o 7º Congresso da Caciopar dia 20 de setembro. O evento presencial da Cacecam será organizado pela Coordenadoria aos participantes dos Campos Gerais.
Crédito: Assessoria
Galeria de Fotos