O grupo instituidor da Sociedade Garantidora de Crédito GarantiOeste vai mobilizar os deputados federais da bancada do Paraná para que apóiem a iniciativa e articulem a canalização de recursos dos fundos a serem criados pela medida provisória MP 464 editada em junho pelo governo federal para o Oeste paranaense.
O assunto esteve na pauta da reunião coordenada pelo Instituto de Desenvolvimento Regional do Oeste do Paraná(IDR-Oeste), que contou com representantes das associação comerciais de Toledo(Acit), Cascavel(Acic), Foz do Iguaçu(Acifi), Caciopar, Sebrae, da administração municipal de Toledo, entre outras instituições, na quinta-feira, na Acit.
A implantação da GarantiOeste será uma ferramenta para impulsionar o desenvolvimento regional, uma vez que vai garantir avais aos micro e pequenos empreendedores junto aos bancos, possibilitando empréstimos com taxas de juros mais acessíveis.
O projeto vem sendo desenvolvido há cerca de 10 meses e tem apoio do Sebrae, que já aprovou as primeiras etapas da sua implantação. Até o início de agosto deverá ser apresentado o relatório final da pesquisa que vai traçar o perfil da demanda de crédito, aplicada em junho nos 50 municípios da Região Oeste, abrangendo as microrregiões de Toledo, Cascavel e Foz do Iguaçu.
O grupo instituidor da GarantiOeste vai articular o apoio dos parlamentares, tendo em vista o interesse do governo federal em fomentar o crédito aos micro e pequenos empresários, aportando até R$ 4 bilhões em fundos que irão garantir o risco das operações de crédito às MPEs, e as Sociedades Garantidoras de Crédito(SGC) são vistas como canais de participação destes recursos.
“A canalização de recursos oriundos destes fundos a serem criados pela medida provisória para o Oeste paranaense auxiliariam na capitalização da nossa SGC, alavancando os negócios e desenvolvimento da região”, entendem as lideranças empresariais.
Assessoria de imprensa ACIT
Fonte: