Acaba de ser constituído em Assembléia Geral na Acime o Observatório Social de Medianeira. Composto por um conselho formado por representantes do município que estarão à frente, acompanhando as licitações desde a publicação dos editais até o a entrega dos produtos ou serviços.
O objetivo do Observatório Social é conscientizar a comunidade sobre a importância dos tributos para a construção da verdadeira justiça social e dotá-la de instrumentos capazes de assegurar a Vigilância Social da aplicação dos recursos públicos. O movimento visa despertar na sociedade o espírito de cidadania fiscal pró-ativa tornando o cidadão atuante na vigilância social. É uma ferramenta de monitoramento das licitações públicas e de educação fiscal.
“O observatório Social ainda fome estimular novos hábitos e costumes no cidadão, de todas as idades, utilizando os mecanismos como: Concursos de redação sobre o tema Cidadania Fiscal; Concursos de monografia sobre o tema Cidadania Fiscal Aplicada à Melhoria da Gestão Pública; Feirões de Impostos; Palestras, Seminários, Teatros, Músicas, Poesias, enfim tudo que envolva o espírito da prática no exercício da cidadania”, afirma o coordenador do Observatório Social de Medianeira, Celson Adão Dewes.
O movimento surgiu através da iniciativa da Faciap – Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná, e aos poucos foi crescendo e atingindo todas as associações do estado, hoje grande número delas já possui um Observatório Social. E agora Medianeira em iniciativa da Acime – Associação Empresarial de Medianeira possui o seu próprio Observatório Social.
“O principal foco do Observatório é acompanhar os processos na aquisição de bens tanto no poder Executivo, como o Legislativo, e que seja de forma transparente para que qualquer cidadão Medianeirense possa utilizar-se desta ferramenta para ter acesso às informações e exigir o direito da correta aplicação dos recursos públicos que é de todos nós”, ressalta Celson.
Assessoria de Imprensa da ACIME
Fonte: