Por meio da Caciopar, programa de inclusão empresarial do Sebrae/PR vai contar com o apoio de vários municípios do oeste paranaense; a assinatura do acordo entre as entidades reuniu cerca de 40 pessoas de 25 associações comerciais e industriais da região
A assinatura do acordo entre o Sebrae/PR e a Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná (Caciopar) promete angariar novos parceiros ao programa de inclusão empresarial chamado Negócio a Negócio. O evento de formalização, que aconteceu na última sexta-feira, dia 9, reuniu cerca 40 executivos e técnicos de mais de 25 Associações Comerciais e Empresariais do oeste do Estado.
O gerente da Regional Oeste do Sebrae/PR, Orestes Hotz, destacou a importância da parceria para que as metas de atendimento do Programa sejam atendidas. “Somente no oeste, pretendemos atender cerca de 9 mil empresas com o Negócio a Negócio. Para isso, queremos contar com o apoio de entidades que também acreditam que o fortalecimento das micro e pequenas empresas favorece o desenvolvimento das cidades”, afirmou o gerente do Sebrae/PR.
O presidente da Caciopar, Guido Bresolin Junior, fez referência ao papel das associações comerciais na vida empresarial. “Somos líderes na comunidade e fazemos essa liderança acontecer na prática, em nossos municípios. Nosso objetivo é fazer com que o empresário, que também é líder, tenha cada vez mais força, melhore a renda de sua empresa e, em consequência, melhore sua qualidade de vida. E é por isso que acreditamos no Programa do Sebrae/PR e vamos fazer de tudo para levar a orientação às empresas de nossas cidades”, disse.
No evento de formalização da parceria, os representantes das associações comerciais e empresariais foram treinados sobre o atendimento do Negócio a Negócio. Segundo a consultora do Sebrae/PR em Cascavel, Danieli Doneda, esses executivos e técnicos serão os agentes de disseminação do Programa nos municípios da região. “Eles farão as orientações empresariais com base no material didático desenvolvido pelo Sebrae/PR. Essas abordam temas como planejamento estratégico, prospecção de novos clientes e inovação. Serão responsáveis, ainda, pelo agendamento das visitas dos consultores do Sebrae/PR às empresas que se enquadram no Programa”, salienta.
Para a diretora administrativa da Associação Comercial e Industrial de Céu Azul (Acica), Gabrieli Colleoni Lazzarotto, presente no evento de treinamento, o Negócio a Negócio vai trazer inúmeros benefícios aos empresários. “Só com o auxílio do material didático, muito bem formulados pelo Sebrae/PR, os empresários poderão ver onde é necessário operar mudanças para melhorarem os resultados da empresa. O conteúdo está muito claro e fácil de ser entendido.” O município dará início aos contatos com os associados da Acica na próxima semana.
Mais de dez associações comerciais e empresariais já deram início aos processos de atendimento do Programa. Conforme explica a consultora da Associação Comercial e Industrial de Toledo (Acit), Chaiane Caroline Mahl, cerca de 40 empresas já estão agendadas para as visitas com o consultores do Sebrae/PR. “Enviamos carta aos associados informando do Programa e essas agendas foram compostas por meio da iniciativa dos próprios empresários que, interessados, ligaram na Acit, solicitando a visita dos consultores. O próximo passo da Acit é entrar em contato com as demais empresas que se encaixam no perfil do Programa”, comenta a consultora.
Somente na parceria com a Associação Comercial e Industrial de Cascavel (Acic), formalizada em março, estão previstos atendimentos a 800 empresas, segundo o gerente comercial da entidade, Rogélio Brandalize. “Após a formalização, organizamos um plano de ação que prevê cerca de sete visitas diárias. Nesta semana, os associados receberão uma carta explicativa do Programa e, na próxima semana, daremos início ao primeiro contato com as empresas associadas. Consideramos o Negócio a Negócio como uma ótima oportunidade tanto aos empresários, que terão acesso a informações valiosas para o desenvolvimento dos seus negócios, quanto para a Acic, que estará cada vez mais próxima dos associados”, declarou Brandalize.
Orientações
O atendimento do Negócio a Negócio é realizado por meio de visitas e orientações empresariais gratuitas, realizadas por agentes capacitados pelo Sebrae/PR. Ao todo, são três visitas em cada empresa: a primeira para diagnóstico, a segunda para a elaboração de um plano de ação e a terceira para acompanhamento dos resultados. Os empresários também poderão receber orientação por meio de material didático sobre os temas: “Como Garimpar Clientes”, “Passo a Passo do Planejamento Estratégico” e “Inovação na Prática”. Para isso, basta que o empresário procure qualquer uma das associações comerciais e empresariais parcerias do Programa na região, ou a unidade de atendimento do Sebrae/PR mais próxima. Mais informações sobre o Programa também podem ser adquiridas no atendimento gratuito do Sebrae/PR, pelo telefone 0800 570 0800.
Assessoria de imprensa SEBRAE
Fonte: