Representantes das coordenadorias regionais da Faciap – Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná, se reuniram na ACIM – Associação Comercial e Empresarial de Maringá no dia 20 de março. Esta foi a primeira reunião das coordenadorias no ano, e o objetivo foi discutir como congregar Associações Comerciais Empresariais (ACEs) em prol do desenvolvimento econômico local e incentivar o associativismo no Paraná.
Na ocasião, Sérgio Gini, da ACIM, destacou a importância do encontro que mostra o trabalho desenvolvido pelas coordenadorias com o objetivo de fortalecer o associativismo e o cooperativismo no Paraná. Ele aproveitou a oportunidade para falar de um dos projetos da entidade o ACIM nos bairros que tem como meta a aproximação da Associação com os bairros da cidade de Maringá.
A coordenadora institucional da Faciap, Neli Melo, apresentou a pesquisa desenvolvida pela entidade que mapeou, e fez um diagnóstico das ACEs filiadas. O período de desenvolvimento da pesquisa foi curto, e o que surpreendeu foi a agilidade com que as associações responderam ao questionário. 221 Associações que responderam a Pesquisa concorreram a um notebook. Quem ganhou o equipamento foi a ACE de Itaperuçu, pertencente à Coordenadoria Regional da CACIASPAR.
Os coordenadores também puderam conhecer melhor o programa Capacitar que será lançado nas próximas semanas pela Faciap para as ACEs com o objetivo de promover a capacitação dentro das Associações. Este projeto foi apresentado por Márcio Vieira e a meta é que 30 ACEs sejam consideradas referência em gestão até dezembro de 2009.
Outro assunto em pauta foi o NURSE - Núcleo de Responsabilidade Social e Sustentabilidade Empresarial da FACIAP, que tem como objetivo de fomentar a responsabilidade social e o desenvolvimento sustentável em todo o Paraná. O coordenador do Núcleo, Flávio Toledo, falou sobre a importância de organizar, validar e centralizar os programas e projetos já desenvolvidos pela FACIAP. E a vice-presidente de Responsabilidade Social da Faciap, Eugênia Ceres, destacou que as coordenadorias têm um papel fundamental para a conscientização e mobilização da classe empresarial sobre o tema. Cada coordenadoria recebeu um roteiro com instruções sobre a criação dos grupos regionais.
A Coordenadora do IPPEX – Instituto de Planejamento e Promoção de Comércio Exterior, Adriana Cordeiro, destacou a oferta de cursos e palestras que estão disponíveis para as ACEs. Ainda dentro do tema Comércio Exterior foi destacada a parceria entre a Faciap e o Porto de Paranaguá com o programa Porto Fácil, uma ação que vai promover a aproximação entre o Porto e o interior do Estado. A próxima reunião das coordenadorias será na cidade de Paranaguá, ocasião em que os presidentes vão visitar o Porto.
O vice – presidente das coordenadorias regionais da Faciap, Djanuzi Fontini Reis destaca que o encontro foi bastante produtivo. “Houve uma participação de todas as coordenadorias onde cada uma apresentou um pouco do trabalho que vem realizando em sua região de atuação. Destaque para a apresentaçao da pesquisa da FACIAP, que certamente servirá de base para ações que efetivamente alcancem as ACEs”, complementa.
Assessoria de imprensa
Fonte: