Notícia
segunda, 30 de julho de 2012
Acimacar e Itaipu firmam parceria para o projeto 2ª Árvore por Habitante
A Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (Acimacar) e a Itaipu Binacional firmaram na manhã de ontem (29), durante a Expo Rondon, uma parceria para a realização do projeto “2ª Árvore por Habitante”. A iniciativa partiu da Acimacar e tem como objetivo marcar as comemorações dos 45 anos da entidade, em 2013.
O ato de assinatura contou com a presença do presidente da associação comercial, Luciano Cremonese; do diretor de coordenação da Itaipu, Nelton Friedrich; e do coordenador do projeto 2ª Árvore por Habitante; empresário Legário Gilbeto von Mühlen (Beto); além de demais integrantes da diretoria da Acimacar.
Conforme Beto, o projeto será colocado em prática a partir de abril de 2013, quando a Acimacar completa 45 anos. Através da iniciativa, serão plantadas 48 mil mudas de espécies nativas da flora regional, número equivalente ao total de habitantes de Marechal Cândido Rondon. As mudas, todas fornecidas pela Itaipu, serão plantadas especialmente no interior do município, em áreas próximas de nascentes de água e de reserva.
Na avaliação de Friedrich, o projeto da Acimacar “é uma ideia extraordinária, pois além do conteúdo prático, que é o plantio das árvores, ela também é marcada por forte simbolismo com efeito ecopedagógico”. Segundo o diretor de coordenação da Itaipu, a associação comercial rondonense é uma das entidades mais significativas do Paraná, justamente pelos projetos por ela criados e desenvolvidos. “Certamente, essa iniciativa irá gerar outras semelhantes em diferentes regiões”, prevê Friedrich.
Para Cremonese, a intenção é repetir o sucesso do projeto 1ª Árvore por Habitante, que foi desenvolvido em 2008, quando a Acimacar completou 40 anos e promoveu o plantio de 40 mil ipês no município. “Aquela campanha teve resultados excelentes porque houve associativismo e a parceria entre a Acimacar, a Itaipu e demais entidades e empresas rondonenses”, frisa o presidente da associação comercial.
Segundo ele, “o projeto 2ª Árvore por Habitante quer fortalecer a consciência pela preservação do meio ambiente e despertar a responsabilidade das pessoas para com a natureza”.
Galeria de Fotos