Preocupada com o desenvolvimento do comércio internacional, entidades de classe empresarial buscam ferramentas para facilitar o acesso dos empresários paranaenses a novos mercados. A Faciap – Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná é uma dessas entidades, que além do apoio com treinamentos e eventos de incentivo à busca de novos mercados, também desenvolve ações práticas que fazem à diferença na rotina dos empresários.
Uma dessas ferramentas é o Certificado de Origem On-line onde a Faciap foi pioneira no Paraná e no Brasil na implantação desse sistema que hoje é referência para outros estados como Santa Catarina, Goiás e Minas Gerais. “Graças à capilaridade do nosso sistema, que atinge todas as regiões do Paraná pudemos perceber que os empresários necessitavam deste serviço e por meio das Associações Comerciais disponibilizamos de uma ferramenta de apoio essencial para a atividade exportadora”, explica o presidente da Faciap, Ardisson Naim Akel.
O Certificado de Origem On-line foi implantado pelo Instituto de Planejamento e Promoção de Comércio Exterior – IPPEX em 2006, e desde então está na sua segunda versão e garante a emissão do documento em apenas 30 minutos. “O exportador preenche no sistema os dados de sua empresa e, aproveitando certificados emitidos anteriormente, nós emitimos o documento. Enquanto este processo é feito o exportador sabe quem é o analista que está acompanhando o seu Certificado. Este é um sistema que se tornou referência e o grande diferencial é a agilidade no procedimento”, explica a coordenadora do IPPEX, Adriana Cordeiro.
Antes todo o processo era feito via e-mail ou fax. E hoje, mesmo com a certificação on-line, os exportadores ainda encaminham via correspondência impressa o Certificado de Origem para a Aduana do país correspondente. Mas isso também vai mudar com o lançamento do Certificado de Origem Digital que será implantado pelo Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior a partir do mês de novembro para todas as Federações do Brasil habilitadas para a emissão Certificado de Origem. A data para início da operação do novo sistema ainda não está confirmada, mas terá inicio por alguns países do bloco do Mercosul.
Assessoria de imprensa FACIAP
Fonte: