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Notícia

sexta, 11 de junho de 2010

Palotina foca importância do atendimento

A Acipa de Palotina promoveu dias atrás o curso Atendendo o Cliente - Vendas Externas. Com base em uma necessidade já identificada pela associação comercial no município - a falta de qualidade no atendimento, o curso progrediu de forma que os participantes observassem além do que já havia sido explanado sobre o assunto. O bom atendimento é importante para as vedas, todos sabem. Mas que ele está mais ligado ao relacionamento do que a técnica, poucos têm conhecimento. Segundo Bernardete Silveira Martins, instrutora do Sebrae e Senac - administradora, consultora empresarial e presidente do Instituto Gralha Azul, hoje as empresas não se distiguem mais pela diversidade, qualidade e preço dos produtos. Muitas delas já oferecem estes três quesitos e são muito similares. O que as diferencia entre si é o capital humano e a prestação de serviços. "Os empresários e colaboradores estão muito mais preocupados com o bolso e não percebem que conquistando o coração do cliente o dinheiro vem como consequência", diz. Ela usa como exemplo uma senhora que pede instruções ao vendedor de uma loja sobre o produto. Depois de uma longa explicação, ela solicita que o funcionário fale tudo aquilo novamente para seu filho. Ao fim da explanação, ambos dizem que vão estudar a compra e que voltam outro dia a loja. Numa situação real, o vendedor ficaria no mínimo desiludido. Mas, Bernardete explica que estas questões devem ser compreendidas como positivas. "Os dois sujeitos que escutaram toda explicação estão realmente interessados no produto e o bom atendimento prestado pelo funcionário vai ser um dos fatores decisivos para a venda. Além do mais, nada é tão eficaz hoje em dia quanto o boca a boca, ou seja, os próprios clientes tornam-se vendedores ativos da empresa pelo fato de contarem aos demais como foram bem atendidos", define. Para que o atendimento seja completo é fundamental ainda que o vendedor tenha respeito, cuidado e saiba identificar qual estilo de cada cliente. Assessoria de comunicação ACIPA
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