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Oficina de produtos traz soluções e novidades da Faciap e SPC Brasil

sexta, 17 de maio de 2024

CACIOPAR

Presidentes, diretores e colaboradores de associações comerciais ligadas à Caciopar participaram, na manhã desta quinta-feira, 16, da 2ª Oficina de Produtos e Serviços do calendário de 2024 da Coordenadoria. Organizada pela Unicaciopar (Universidade Associativista do Oeste do Paraná) e com coordenação da consultora Iraci Mataczinski, as oficinas detalham informações sobre portfólio de soluções da Coordenadoria, da Faciap e também de empresas parceiras.
Nessa edição, o primeiro assunto apresentado foi o novo modelo de negócios do Certificado Digital via Sistema Faciap. O gerente de negócios da Federação, Raphael Siqueira, informou sobre a evolução do serviço e de novas regras em vigência. São novidades de parceria com a Safeweb, como criação de peças para eventos especiais e também de mídia personalizada. Há melhorias também em precificação, inclusive para as Aces que emitem pequeno número de certificados, gerando com isso mais recursos às entidades. Esse é um novo parceiro que não vai mudar tanto a cultura do agente e garantirá mais resultados às Aces sem exigir o mínimo em emissões.
Pensando em dar mais suporte às associações menores, que não têm condições de ter um ponto de atendimento, a Faciap há um ano disponibiliza um link parceiro que permite vincular a entidade, determina o valor de venda do produto e sobre esse a Federação tira o custo e o resultado é dividido com a Ace. Esse modelo está em funcionamento em 42 cidades do Paraná, oito delas na região de abrangência da Caciopar. Raphael explicou também os motivos de algumas Aces não quererem mais ter ponto de atendimento fixo à emissão do certificado digital.

Nova estrutura
A nova coordenadora de Marketing Comercial da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná, Sonale Kalinowski, informou sobre nova estruturação das áreas comercial e marketing, cujas mudanças foram feitas com o objetivo de auxiliar as entidades nos aspectos institucional e comercial, principalmente aquelas que não têm departamento de criação. Sonale citou, entre as ações elaboradas nos últimos três meses, as campanhas Start Faciap, ANBC, Nota Fiscal Rápida, Certificado Digital, Ippexclusive e portfólio personalizável.
Por sua vez, a coordenadora de Marketing Institucional, Vanessa Franco, falou de algumas ações em curso na Faciap, como a que busca maior estreitamento de relações das Aces com os órgãos de imprensa locais e de potencialização das informações geradas pela Federação e pelo sistema. É fundamental que um número maior de pessoas saiba o que é e o que faz o associativismo empresarial, destacou Vanessa. 
Uma das novidades na área institucional foi a retomada do Prêmio de Jornalismo, no ano passado, reforçando, com isso, a imagem e o posicionamento da Faciap e das Aces que ela representa. Em amadurecimento também está a produção de conteúdos para levar a mensagem do movimento mais longe, mirando inclusive escolas. Outras mudanças são: divulgação mais frequente dos produtos da Faciap, equipe mais integrada e engajada e aproximação das associações comerciais por meio de materiais desenvolvidos por elas.

Licitações
Quem participou da oficina também ampliou seus conhecimentos sobre licitações e das oportunidades que abrem aos birôs de crédito. O Analista de Licitações SR do SPC Brasil, Rafael Zaparolli, falou de processos públicos de contratação, pregões eletrônicos e presenciais e de outras modalidades. O Sistema CNDL tem por objevo alcançar em 2024 cifra de R$ 3 bilhões com essas possibilidades de negócios. Rafael detalhou as etapas de uma licitação, a partir da tomada de preços, publicação do edital até chegar à gestão contratual. 
E como funciona o processo de licitações internas no SPC Brasil, perguntou Rafael, que abordou os papéis e as responsabilidades do Sistema. Como canal é identificar oportunidades em âmbito nacional e encaminhá-las para as entidades correspondentes ao processo. O SPC Brasil faz análise técnica e de documentação, atua na construção de precificação, no apoio às entidades em defesas para que não tenham prejuízos com processos licitatórios. E, por fim, o SPC divulga os resultados das licitações.
Um dos pedidos que o Sistema faz às entidades que queiram participar dessas oportunidades, por meio de licitações e pregões, é que respeitem a questão da territorialidade. Outra orientação é, em caso de processo de licitação, sempre acionar uma área especializada que possa fazer avaliações corretas para potencializar chances de sucesso nos certames em prefeituras, empresas públicas, autarquias e outras. 
Nos últimos 12 meses, houve 467 oportunidades de licitações no Paraná, incluindo a birôs de crédito, e desses 370 por pregões eletrônicos, 35 por dispensa de licitação, 21 pregões presenciais, entre outros. Com esse estudo, busca-se como ação prática procurar e estreitar relacionamentos com órgãos públicos para que façam licitações à área de consultas de crédito. 
E como prospectar essas oportunidades? As contratantes estão em vários segmentos de atuação, como conselhos, entidades, mas principalmente administrações públicas. Atualmente, no Brasil, são cerca de 300 prefeituras que consomem produtos do SPC. Na palavra livre, a Katia Correa,da Unicaciopar, pediu aos executivos reforço na participação dos presidentes das Aces na reunião do Conselho Deliberativo da Caciopar, agendada para o dia 25 de maio, a partir das 8h30, na Aciac, em Assis Chateaubriand.

Crédito: Assessoria

Fonte: Caciopar.org.br

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