(45) 3321-1449

Caciopar e Micro 04 entregam ofício por mais segurança ao coronel Teixeira

sexta, 24 de fevereiro de 2023

CACIOPAR

O presidente da Caciopar, Lucas Eduardo Ghellere, e o diretor da Microrregião 04, José Carlos Marcon, entregaram ofício na noite de quinta-feira ao comandante geral da Polícia Militar do Paraná, o coronel Sérgio Almir Teixeira. Eles participaram de evento na Acic, em Cascavel, quando Teixeira foi homenageado pela entidade pelos bons serviços realizados à comunidade do Oeste e por ser o primeiro cascavelense a assumir, em 168 anos, o comando regional da PM no Estado.
No ofício entregue ao comandante, os municípios da Microrregão 04 da Caciopar pedem por melhorias, em efetivo, viaturas e equipamentos, para reduzir uma onda criminosa que preocupa toda a comunidade. Os municípios que integram essa parcela do território do Oeste do Paraná, são: Quedas do Iguaçu, Cascavel, Guaraniaçu, Três Barras do Paraná, Catanduvas, Campo Bonito, Santa Tereza do Oeste, Lindoeste, Santa Lúcia, Boa Vista da Aparecida, Capitão Leônidas Marques, Nova Laranjeiras e Ibema.
Segue abaixo a íntegra do documento entregue ao comandante Teixeira:
 
Cascavel, 23 de fevereiro de 2023.
Of. 13
Ao
Comandante-geral da Polícia Militar do Paraná
Cel. QOPM Sérgio Almir Teixeira 

As associações comerciais pertencentes à Microrregião 04 da Caciopar, Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná, cuja abrangência atende os municípios de Quedas do Iguaçu, Cascavel, Guaraniaçu, Três Barras do Paraná, Catanduvas, Campo Bonito, Santa Tereza do Oeste, Lindoeste, Santa Lúcia, Boa Vista da Aparecida, Capitão Leônidas Marques, Nova Laranjeiras e Ibema, têm como missão defender a classe empresarial e os interesses dos seus associados, bem como a melhoria da qualidade de vida da população. 

Os munícipes de Quedas do Iguaçu, Espigão Alto do Iguaçu, Lindoeste e Três Barras do Paraná estão passando por diversas dificuldades provenientes dos altos índices de violência e criminalidade. Não é de hoje que essas entidades, ao lado de outras forças organizadas do Estado, solicitam dos setores competentes a melhoria da segurança e nós, enquanto associações organizadas, buscamos colaborar com projetos de melhorias para segurança nessas localidades.

No entanto, vive-se na região citada um clima de grande desconforto, pois as associações comercias da micro 04, em especial as de Quedas do Iguaçu e Espigão Alto do Iguaçu, vêm recebendo várias reclamações dos associados e da comunidade pela falta de segurança, reflexo principalmente do baixo número de efetivo da Polícia Militar. Esse efetivo mínimo precisa fazer a cobertura de toda a área urbana e, principalmente devido à grande extensão da área rural oriunda dos assentamentos, encontra sérias limitações para tanto. Já nos municípios de Lindoeste e Três Barras do Paraná identifica-se a grande necessidade de um agente da Polícia Civil para que os crimes sejam investigados e, de fato, solucionados.

Acreditamos que a instalação de câmeras de monitoramento em pontos estratégicos dos municípios poderá contribuir significativamente com a segurança pública. Como é sabido, os municípios de pequeno porte não dispõem de recursos financeiros para investir em segurança pública. A instalação de câmeras dá-se como medida eficaz e que pode inibir ações criminosas e auxiliar na resolução de crimes. 

Diante do exposto, solicitamos melhorias no que diz respeito à segurança pública, seja pela presença constante de policiais, aumento do número desses profissionais ou pela instalação de câmeras de monitoramento.

Certos do entendimento sobre a importância e a urgência dessas medidas, a Micro 04 renova os mais sinceros votos de estima e de consideração e aguarda retorno quanto aos encaminhamentos solicitados por esse conceituado órgão.
 
Lucas Eduardo Ghellere                 José Carlos Marcon                              
Presidente da Caciopar                  IDiretor da Micro 04 
 

 
Crédito: Assessoria
 

Fonte: caciopar.org.br

Galeria de Fotos