Pedágio: Primeira reunião de comissão tripartite é avanço em diálogo
quinta, 07 de agosto de 2025
CACIOPAR
Presidentes, diretores e representantes de entidades como Programa Oeste em Desenvolvimento, Caciopar, Acic, Fiep, Faep, Fetranspar, Dnit, Governo do Paraná e ANTT acabam de participar da primeira reunião da Comissão Tripartite da Rodovia Concedida – Lote 6. O encontro foi realizado na quarta-feira, 6, na Sala Paraná da Acic, em Cascavel, e abriu oficialmente canal permanente de diálogo entre a concessionária e a sociedade.
As informações da primeira reunião foram repassadas pelo diretor presidente da EPR, Marcos Moreira, e pelo diretor executivo Sílvio Caldas. O encontrou contou com as presenças também do coordenador de Fiscalização da Infraestrutura Rodoviária da ANTT, Orlei Damázio Silveira, e da chefe de Escritório Regional de Fiscalização da Infraestrutura Rodoviária da Agência, Marisa Dagmar Tiefensee.
O Lote 6 abrange 662 quilômetros de rodovias nas regiões Oeste e Sudoeste do Paraná, incluindo trechos da BR-163, BR-277, PR-158, PR-180, PR-182, PR-280 e PR-483. Um dos principais destaques das apresentações foi a previsão de início das obras de duplicação, já com resultados concretos a partir do terceiro ano da concessão, em 2028.
Também foi apresentada a política de descontos para usuários frequentes com veículos de passeio, que, conforme o número de passagens mensais, pode reduzir em até 98% o valor da tarifa. Os descontos são progressivos: quanto mais o motorista utiliza a rodovia, maior o benefício.
Foram abordadas ainda questões relacionadas aos acessos para estradas rurais, ao modelo de tráfego pare e siga durante as obras e à garantia que, nos trechos em duplicação, não haverá interrupção total da passagem de veículos, já que as intervenções ocorrerão ao lado das pistas liberadas.
Por mais segurança
A concessionária também confirmou a futura implantação de balanças para controle de peso e apresentou uma inovação tecnológica em fase de homologação. É um sistema que, até 2028, será instalado em algumas cabines de pedágio e permitirá medir, em tempo real, a temperatura dos tambores de freio de caminhões. A tecnologia é desenvolvida em parceria com a Universidade Federal de São Carlos (SP) e tem como foco aumentar a segurança, especialmente em regiões de serra.
Durante uma blitz recente, 19 de 90 caminhões fiscalizados apresentaram risco de superaquecimento nos freios, o que reforça a importância da medida. A intenção é que o sistema permita identificar falhas antes que causem acidentes, garantindo mais proteção a motoristas, passageiros e outros usuários de rodovias.
Participação ativa
Representando o POD, o presidente Alci Rotta Júnior e o coordenador da Câmara Técnica de Infraestrutura e Logística, Danilo Vendruscolo, reforçaram a importância de participação ativa da sociedade civil em todas as etapas do processo. Para eles, acompanhar de perto a execução do contrato do pedágio e manter o diálogo com os responsáveis pela concessão ajuda a garantir que as obras avancem com responsabilidade, segurança e respeito aos usuários. A Caciopar foi representada, na reunião, pelo presidente Reni Fernande Felipe e pelo vice-presidente Genesio Pegoraro.
A primeira reunião, na Acic, também serviu para a aprovação do estatuto da Comissão Tripartite e para a assinatura da ata inaugural. O próximo encontro já tem data marcada: será no dia 3 de dezembro, na sede da Amsop, a Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná, em Francisco Beltrão.
Prevista no edital da nova concessão de pedágios, a Comissão Tripartite é conduzida pela Agência Nacional de Transportes Terrestres e permite acompanhar de forma transparente ações previstas no contrato. Estão programadas, no mínimo, duas reuniões ordinárias por ano, com a possibilidade de encontros extraordinários sempre que necessário.
Crédito: Assessoria
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