(45) 3321-1449

POD e Amop estreitam laços em favor de grandes interesses do Oeste

sexta, 15 de agosto de 2025

POD

Um evento que entra para a história da região foi realizado na manhã desta sexta-feira, 15, na Associação dos Municípios do Oeste do Paraná, em Cascavel. Quarenta e três prefeitos, seis vices, deputados, presidentes e vices de entidades produtivas e líderes empresariais e dos mais diversos setores organizados participaram do 1º Encontro POD e Amop. A finalidade foi reafirmar compromissos por ações e projetos considerados estratégicos para o futuro da região. A Caciopar esteve representada pelo vice presidente Genésio Pegoraro. 
Depois das boas-vindas do prefeito de Maripá e presidente da Amop, Rodrigo Schanoski, o presidente Alci Rotta Júnior deu detalhes sobre a governança multissetorial formada por mais de 60 entidades do Oeste. O Programa, lembrou Alci, nasceu na Amop, e contou com o impulso determinante de inúmeras forças regionais, como Itaipu, Sebrae, cooperativas e instituições de ensino e pesquisa. “São mais de dez anos de atividades de um organismo criado para ser porta-voz das grandes demandas do Oeste”, disse o presidente.
O vice Clédio Marshall falou sobre a Diretriz Transformadora Massiva, que integra o Plano Estratégico 2028 do POD. As oito câmaras técnicas, que oxigenam as atividades do Programa, têm inúmeros projetos de curto prazo priorizados, como obras de infraestrutura, segurança e outras, e em sinergia almejam algo ainda maior, que é fazer da região líder global em conhecimento e tecnologia agregada às proteínas. O foco das reflexões, para chegar a esse consenso, foi de como conduzir o Oeste, já referência em agronegócio, produção de carnes, turismo, TI e biomedicina, há algo ainda mais relevante. 

DTM
Clédio explicou que inúmeros cases foram analisados e que inspirações foram buscadas em Israel e Cingapura. E a educação, comentou o vice-presidente, é o caminho para levar a região a alcançar essa nova condição. Nações desenvolvidas, disse ele, começaram pequenas e investiram muito em educação de qualidade, a partir da base. O prefeito de Toledo, Mario Costenaro, foi o primeiro presidente do POD. Na época, o presidente da Amop era o prefeito de Assis Chateaubriand, Marcel Micheletto.
“O Programa, desde o início, integrou setores público, privado, de estudos e pesquisas para debater questões fundamentais à região. Ele citou os esforços que tornaram o Oeste livre da febre aftosa sem vacinação e dos impactos disso às cooperativas e economia”. A região se organiza segundo suas necessidades e a forma como ela faz isso levará ao aproveitamento das possibilidades que se abrem a ela. Marcel afirmou que o Oeste sabe para onde quer ir e que ações como o POD demonstram sua maturidade, que gera progresso, desenvolvimento, oportunidades e esperança. “Com tantas mentes brilhantes e entidades que são referências, o Oeste tem um futuro bastante promissor pela frente”, destacou o vice-presidente Khaled Nakka.

Pilares
Por sua vez, o secretário de Estado das Cidades, Guto Silva, destacou os pilares do POD (diálogo, sinergia, infraestrutura e educação) como chaves para o sucesso de qualquer região. “São conceitos e atitudes fundamentais para o êxito de qualquer projeto”, afirmou ele, que liberou mais de R$ 330 milhões em obras a municípios do Oeste. O encontro da manhã desta sexta contou com as presenças dos deputados Dilceu Sperafico, Hussein Bakri, Gugu Bueno e Marcio Pacheco.

 

Crédito: Assessoria

Fonte: oestedesenvolvimento.com.br

Galeria de Fotos