Rosangela Sonda se torna a primeira comendadora da história da Caciopar
quinta, 09 de março de 2023
CACIOPAR
A empresária Rosangela Sonda escreve com letras maiúsculas sua trajetória pelo associativismo do Oeste e do Paraná. Com um percurso de quase 25 anos dedicados ao movimento empresarial, ela é a primeira mulher a receber a maior e mais importante condecoração da Caciopar, a Comenda Hylo Bresolin. Rosangela se torna a oitava comendadora e passa a figurar em uma galeria ao lado de nomes como o próprio Hylo, Jeferson Nogaroli, Ibrahim Faiad, Khaled Nakka, Rainer Zielasko, Augusto Sperotto e Reni Fernande.
A trajetória e as contribuições para a causa empresarial estão entre os principais requisitos avaliados por uma comissão especialmente formada para analisar sugestões de nomes daqueles que poderão vir a receber a comenda. Rosangela tem uma folha extensa de bons serviços ao sistema, com participação ativa e ocupando os principais cargos da Associação Comercial e Empresarial de Matelândia, na Caciopar, na Caciopar Mulher, na Faciap Mulher e na vice-presidência para a região Sul da CACB, a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil.
A entrega da comenda ocorreu durante a cerimônia de posse dos novos diretores da gestão 2023/2024. Um vídeo trouxe depoimentos de pessoas ligadas ao associativismo, à família e ao convívio social de Rosangela. Todos foram unânimes em destacar serenidade, garra, determinação e carisma da homenageada. A entrega da Comenda, que leva o nome do fundador da Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná, foi feita por diretores e comendadores. “Esse momento é especial e de grande alegria, porque reconhece o talento, a dedicação e o exemplo de uma empresária de grande valor”, enaltece o ex-presidente Mario César Costenaro.
Agradecimentos
Emocionada, Rosangela pontuou algumas das suas principais passagens e contribuições como diretora e presidente de entidades empresariais e também agradeceu a pessoas que, segundo ela, foram indispensáveis em sua caminhada. “Estou muito feliz e honrada com esse título que faz menção a um líder tão querido e que pude conhecer tão bem. Meus mais sinceros agradecimentos a todos que tão gentilmente me acompanham nessa jornada tão gratificante e de tanto aprendizado”.
Rosangela apresentou aos presentes a definição de associativismo, uma corrente de voluntariado com significativos resultados à classe empresarial e à comunidade: “É a união de empreendedores que têm por objetivo o bem-comum”. Filha de Arvilho, um dos fundadores da Acic de Cascavel, a homenageada citou o nome de pessoas que se dedicaram à causa e que já partiram e enumerou qualidades dos comendadores com os quais passa a dividir a galeria instalada na sede da Coordenadoria. “Sou muito grata a todos. Afirmo aqui que essa Comenda não é minha, é de todo o sistema associativista”, pontuou Rosangela.
Crédito: Assessoria
Galeria de Fotos