(45) 3321-1449

Caciopar envia pedido de Micro 01, por mais segurança, ao governo e deputados

segunda, 19 de junho de 2023

Caciopar

A destinação de mais policiais aos municípios da Microrregião 01 e a implantação de um batalhão da PM em Medianeira sintetizam teor de ofício que a Caciopar enviou nesta segunda-feira a órgãos públicos e a parlamentares. O conteúdo do documento foi antecipado pelo presidente da Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná, Lucas Eduardo Ghellere, na sexta-feira, 16, durante o encerramento do 1º Fórum Econômico e Político do Oeste, realizado na Acic, em Cascavel.
Durante o evento, que reuniu mais de 300 pessoas em debate sobre questões ligadas à infraestrutura, agronegócio e atuação regional da Itaipu, Lucas manifestou a preocupação de líderes, empresários e moradores com a escalada da violência na Microrregião. O sentimento de perplexidade com o cenário foi aumentado na véspera do Fórum com a morte de um empresário, diretor da Acisti de Santa Terezinha de Itaipu, em um latrocínio. “A situação é grave e pedimos às autoridades que nos ajudem a enfrentar esse problema”, destaca o presidente da Caciopar.
O ofício pedindo providências urgentes foi endereçado ainda nesta segunda-feira à Casa Civil do Governo Ratinho Júnior, à Secretaria de Estado da Segurança Pública, ao Batalhão da Polícia Militar do Paraná e aos nove deputados que estiveram presentes no Fórum do Oeste. São eles: os federais Sergio Souza, Nelsinho Padovani e Elton Welter, e os estaduais Hussein Bakri, Marcel Micheletto, Márcio Pacheco, Gugu Bueno, Oziel Luiz/Batatinha e Luís Corti. Prefeitos, vereadores e secretários municipais também estiveram presentes.
Acompanhe, abaixo, a íntegra do ofício elaborado e endereçado pela Caciopar às autoridades citadas:

Of. nº

Exmo Senhor:

Há muitos anos municípios da Microrregião 01 da Caciopar percebem uma escalada sem precedentes nos índices da criminalidade e da violência. As mais diferentes modalidades são praticadas contra empresários, trabalhadores e pessoas que, dia após dia, dedicam as suas vidas à sua profissão e aos cuidados com a sua família.
Em vez de poder se entregar integralmente ao fortalecimento de suas empresas, gerando oportunidades e desenvolvimento à sua comunidade, empresários dos mais diferentes ramos vivem assombrados pelo medo. Nem mesmo as medidas de prevenção incorporadas à rotina das empresas, diretores e seus colaboradores, e dos esforços dedicados das forças policiais disponíveis, mostram-se eficientes diante da escalada da violência.
O latrocínio é uma das modalidades criminosas que mais cresceram nos últimos anos nessa região, ceifando prematuramente a vida de empreendedores, pais de família e cidadãos dedicados. O caso mais recente aconteceu na quinta-feira, 15 de junho, em Santa Terezinha de Itaipu, vitimando um empresário que era diretor da associação comercial da cidade.
São inúmeros casos parecidos com esse que têm ocorrido e que levam líderes e autoridades desses municípios a somar forças em busca de soluções urgentes. O baixo efetivo e a proximidade com as fronteiras com o Paraguai e a Argentina agravam o perigo e o clima de incertezas. Tudo o que o empresário quer é poder trabalhar, produzir e ajudar a movimentar a roda da prosperidade.
O medo, no entanto, inibe projetos e faz com que muitos alimentem o desejo de mudar e de recomeçar em outro lugar. A segurança é um direito do cidadão e um dever do Estado, por isso os empresários que integram as associações comerciais e empresariais da Microrregião 01 da Caciopar vêm até Vossa Excelência pedir ajuda. Essas linhas representam o clamor de centenas de milhares de pessoas que querem basicamente a mesma coisa: tocar suas vidas, da melhor forma possível, sem temer pela sua integridade física, de familiares e colaboradores.
Caro Senhor, precisamos com urgência do aumento do efetivo policial em nossas cidades e também o início de um processo que contemple logo essa microrregião de um Batalhão da Polícia Militar, centralizado em Medianeira. Essas soluções são imprescindíveis para que os empresários e os seus colaboradores possam se dedicar ao seu verdadeiro talento, que é trabalhar e produzir.
Os municípios que integram a Microrregião 01 da Caciopar são Missal, Medianeira, Santa Terezinha de Itaipu, Vera Cruz do Oeste, Foz do Iguaçu, São Miguel do Iguaçu, Matelândia, Santa Helena,  Céu Azul, Itaipulândia, Diamante do Oeste e Serranópolis do Iguaçu. Esse é um apelo desesperado de uma comunidade que quer viver em paz e com tranquilidade. Precisamos muito da sua colaboração para que essas solicitações sejam rapidamente atendidas.

Cordialmente,

 

Lucas Eduardo Ghellere                                           Alexandro Tavares Pereira                  

Presidente da Caciopar                                           Diretor da Micro 01

Fonte: caciopar.org.br

Galeria de Fotos