Evento inédito mostra diversidade e perfil de crédito para a indústria
sexta, 21 de julho de 2023
CACIOPAR
A informação sempre foi um instrumento poderoso e ainda faz enorme diferença no sucesso de pessoas, empresas e corporações. É isso o que mostrou evento inédito organizado pela Caciopar e parceiros, quinta-feira, na Acic, e que tratou sobre linhas de crédito específicas de inovação para a indústria. “O que se pôde ver durante esse workshop é que existe uma enorme gama de linhas, com taxas e condições diferenciadas, à disposição de um segmento relevante à região e à economia”, destaca o presidente da Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná, Lucas Eduardo Ghellere.
“Esse é o primeiro de eventos que trarão informações preciosas às indústrias da região. Nossos parceiros mostraram, com riquezas de detalhes, o que existe disponível e os caminhos para chegar a esses recursos. Não tenho dúvida que esse fórum vai ser aprimorado ao longo dos anos”, afirma o diretor de Indústria da Caciopar, Marcos Frazão. O presidente da Acic, Siro Canabarro, afirmou que a entidade estava muito feliz em receber uma atividade com essas características, voltada a ampliar o conhecimento de industriais de todo o Oeste sobre linhas de crédito capazes de tonificar os resultados de seus negócios, abrindo oportunidades e gerando mais desenvolvimento.
Apresentações
Mesmo com a taxa Selic a 13,75% ao ano, algumas linhas apresentadas, a exemplo das do BRDE partem de 4,2% mais TR ao ano. Existem algumas com condições ainda mais diferenciadas e há também aquelas chamadas de não reembolsáveis, principalmente destinadas à pesquisa e à inovação. “Esse foi o primeiro passo de um trabalho que, gradualmente, vai levar informações de qualidade aos empresários, justamente para que eles saibam o que há de disponibilidade, a quem recorrer e o que deve ser feito para ter acesso aos recursos”, segundo o presidente Lucas.
As apresentações sobre as linhas, suas características e condições, foram feitas por João Florêncio Silva, gerente do Departamento Regional do Sul da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos); Paulo Marques Ferreira, analista de Novos Projetos e Negócios do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul; Bernardo Damazio Trinchero, da gerência de Mercado da Fomento Paraná; Eline Casasola, CEO da Atitude Inovação; Andres Jacinto Lopez Lens, consultor em PDI, do Senai de Toledo e pela consultora do Sebrae Oeste, Danieli Clemente Doneda, que falou do Sebraetec. A palestra de encerramento, sobre Gestão de processos industriais, foi feita por Elpídio Moreira Costa, doutor em engenharia da produção.
Ao mesmo tempo em que detalharam linhas e condições, os convidados foram unânimes em afirmar que há bastante recurso disponível para financiar atividades industriais, de pesquisa e de inovação. Mais de cem empresários e gerentes de indústrias de diversos municípios da região Oeste participaram do workshop na quinta-feira.
Crédito: Assessoria
Galeria de Fotos