(45) 3321-1449

Moção da Micro 04, de ponte no rio Piquiri, alcança novo impulso

segunda, 18 de agosto de 2025

Micro 04 - Caciopar

A sensibilidade das gestões públicas de Guaraniaçu e Campina da Lagoa garante um salto exponencial a uma das mais antigas reivindicações das duas comunidades e que, há anos, é também bandeira da Micro 04 da Caciopar. As administrações decidiram assumir o valor de R$ 348 mil à contratação do projeto da ponte sobre o rio Piquiri, na divisa dos dois municípios. O estudo será elaborado, conforme resultado de processo licitatório, pela Baraúna Projetos e Soluções Estruturais.
O secretário de Indústria, Comércio e Turismo de Guaraniaçu e diretor de Assuntos da Cantuquiriguaçu da Caciopar, Valcir Guarda, afirma que a sensibilidade dos gestores é um passo determinante para que essa obra, reivindicada há décadas, possa, definitivamente, sair do papel. A expectativa é que o projeto esteja pronto até o fim deste ano, que a licitação da obra e o início dos trabalhos aconteça até abril do ano que vem, respeitando assim prazos regulamentares diante do fato de 2026 ser um ano eleitoral.

A ponte
A 46 quilômetros do centro urbano de Guaraniaçu, a ponte na PR-471 trará inúmeros benefícios aos dois municípios, principalmente no escoamento da produção agropecuária. Atualmente, a travessia é feita por balsa e, mesmo assim, garante a passagem apenas de veículos de passeio e caminhões de pequeno porte. A futura ponte terá 300 metros de comprimento e previsão de custar R$ 44 milhões, com recursos já assegurados pelo Estado. Trará benefícios também aos moradores das duas regiões, que terão uma rota mais curta entre Oeste e Norte do Estado.
Valcir, então diretor da micro 04 quando da criação da demanda, hoje diretor da Caciopar para Assuntos da Cantu, destaca que a obra, quando estiver pronta, para quem vem do sudoeste do estado ao norte, vai reduzir em 105 quilômetros o acesso entre as regiões Oeste e Norte do Estado, atualmente possível apenas vencendo trechos das rodovias BR-277 e BR-369. Os municípios que integram a Micro 04 da Caciopar, são: Boa Vista da Aparecida, Campo Bonito, Capitão Leônidas Marques, Cascavel, Catanduvas, Guaraniaçu, Ibema, Lindoeste, Nova Laranjeiras, Quedas do Iguaçu, Santa Lúcia, Santa Tereza do Oeste e Três Barras do Paraná. 

Atualmente o diretor da micro 04 é Cesar Righi de Capitão Leônidas Marques.

Crédito: Assessoria

Fonte: caciopar.org.br

Galeria de Fotos