As soluções empresariais disponíveis no Sebrae/PR estarão ainda mais próximas de empreendedores e empresários de Marechal Cândido Rondon. A entidade inaugura no município, com o apoio de instituições locais, o Ponto de Atendimento do Empreendedor. Nesta sexta-feira, dia 15, um café da manhã, às 7h30, será realizado na sede da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Marechal Cândido Rondon (ACIMACAR) para marcar o lançamento do espaço. A data escolhida para o evento também é para marcar o Dia do Comerciante, comemorado em 16 de julho.
O espaço físico integra a chamada Rede de Atendimento ao Empreendedor do Sebrae/PR e será um ponto de referência para empreendedores e empresários buscarem orientações e informações sobre abertura de empresas e sobre a gestão de pequenos negócios. A inauguração do local reforça, também, a parceria do Sebrae/PR com as instituições locais de apoio ao desenvolvimento de empreendimentos de pequeno porte.
Na avaliação do gerente da Regional Oeste do Sebrae/PR, Orestes Hotz, Marechal Rondon é um município que exerce um papel importante para a microrregião. “Com o Ponto de Atendimento, empreendedores e empresários da cidade e, também, dos municípios vizinhos terão um atendimento mais presente do Sebrae/PR”, observa o gerente.
Para Hotz, a inauguração do espaço fortalece a parceria do Sebrae/PR e ACIMACAR e resgata o atendimento aos empreendedores e empresários que acontecia, principalmente na época em que o ‘Balcão Sebrae’ funcionava na cidade. “Temos um histórico da parceria entre o Sebrae/PR e o município de Marechal Cândido Rondon, com alto grau de comprometimento das instituições locais, dentre elas a ACIMACAR, com relações às ações realizadas pelo Sebrae/PR”, sinaliza o gerente regional.
A consultora do Sebrae/PR, Deborah França, observa que o Ponto de Atendimento ao Empreendedor será um espaço de referência para fomentar o empreendedorismo no município, em complemento ao já inaugurado “Módulo Empresarial”, que funciona na Prefeitura Municipal. “Marechal Cândido Rondon é uma cidade de economia pujante. Os empreendedores e empresários se envolvem nas ações e têm uma forte cultura para o associativismo. Em um espaço exclusivo, serão ofertadas soluções, como palestras e consultorias especializadas nas áreas de gestão, marketing e finanças”, explica.
Segundo a consultora do Sebrae/PR, uma programação de cursos e palestras já está fechada até o final do ano. Entre as soluções empresariais que estão no pacote, está o Empretec, uma iniciativa do Sebrae Nacional em parceria com Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) que estimula a atitude empreendedora dos gestores de micro e pequenas empresas e também de pessoas interessadas em abrir pequenos empreendimentos, com foco na otimização de resultados empresariais a partir de mudanças no comportamento.
No dia 15 de agosto, o Sebrae/PR realiza uma palestra para apresentar o Empretec, no Ponto de Atendimento do Empreendedor. O seminário do programa será realizado de 19 a 24 de setembro.
Já as ações do Projeto Negócio a Negócio, iniciativa do Sebrae que tem como estratégia levar informações técnicas tanto para empresas constituídas como para empreendimentos individuais em seu local de atuação, continuarão com o apoio do Ponto de Atendimento.
Para instalar o novo espaço em Marechal Cândido Rondon, além da ACIMACAR, o Sebrae/PR conta com o apoio do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob Oeste) e Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi), Faculdade Luterana Rui Barbosa (FALURB), UNIFASS Sistema de Ensino, Unioeste e o Grupo Educacional Martin Luther; e, ainda, a coordenação regional da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) e Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo.
O Ponto de Atendimento do Empreendedor será instalado dentro da ACIMACAR. Informações pelo telefone (45) 3254-1299.
Incentivo
Marechal Cândido Rondon também conta com mais uma estrutura para orientação e formalização de pequenos negócios, principalmente de informais que faturam até R$ 36 mil por ano, graças ao Programa de Desenvolvimento Local Fundamentado na Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, do Sebrae/PR, realizado em parceria com entidades locais.
Funciona no município, desde junho, uma Sala do Empreendedor, chamada de “Módulo Empresarial”. O espaço atende a uma das determinações previstas no Estatuto Nacional da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte, também conhecido como Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, em vigor, no Brasil, desde 2006, que determina a criação de uma Sala do Empreendedor.
Garantir que os benefícios previstos na legislação sejam usufruídos por empreendedores e empresários é o foco do trabalho do comitê gestor formado no município e articulado a partir do Programa de Desenvolvimento Local.
A consultora do Sebrae/PR, Deborah França, saliente que a inauguração do Ponto de Atendimento do Empreendedor vai complementar as ações que estão sendo realizadas no “Módulo Empresarial”.
Fonte: