Notícia
sexta, 16 de março de 2012
Palestra abre visão dos empresários quanto ao “foco” das empresas
Palestra abre visão dos empresários quanto ao “foco” das empresas
Na terça-feira, 13.03, a Acime com o apoio da Caciopar (Coordenadoria das Associações Empresariais do Oeste do Paraná); Faciap (Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná); e Sicoob Três Fronteiras, promoveu uma importante palestra com o tema “A Empresa Eficaz – Planejamento, organização com foco em resultado” com o palestrante, Carlos Guedes. Onde envolveu um grande número de empresários que fazem parte dos Núcleos Setoriais do Programa Empreender da Acime.
O objetivo da palestra foi de levar aos empresários algumas reflexões sobre este tema de tal importância para as empresas, e também dar um upgrade aos Núcleos Setoriais neste ano de 2012, abrindo a visão para as questões das mudanças e de planejamento estratégico, que são essenciais para o desenvolvimento das empresas. O planejamento nada mais é do que projetar o futuro, tendo como base informações e experiências passadas, atuando no presente.
Segundo Carlos Guedes, a palestra procurou trazer uma visão muito prática sobre o assunto. “É preciso planejar e se organizar, muitas vezes os empresários não sabem por onde começar, o que eu faço, é mostrar que o caminho começa por ele, e começa como? Primeiro querendo; depois repensando a sua empresa; mudando seus hábitos; enxergando o futuro; ou seja, transformando o dia a dia dele em uma visão mais estratégica, e quando ele consegue fazer isso, começa a entender que o planejamento e a organização não são um bicho de sete cabeças, ele precisa antes de tudo exercitar esse desejo de transformação,” explicou.
A palestra ainda abordou alguns conceitos como o tripé da eficácia, que é o querer; o de fazer; e o de poder, sendo essa, uma capacidade de transformar a realidade de uma empresa, trazendo a tona essa questão de que o empresário não pode ficar somente na ação e na rotina, para isso ele tem os colaboradores, que como o próprio nome diz, são pessoas que são remuneradas para colaborar, colocar em prática as estratégias da empresa. “O empresário deve ficar somente na missão maior que são as estratégias, visão de futuro, e buscar os resultados, portanto, cabendo a equipe desenvolver o papel do dia a dia. E o grande objetivo da palestra foi o de estimular para que os empresários possam repensar a sua empresa num outro patamar, outra percepção,” afirmou Carlos.
Ainda de acordo com o palestrante, a grande luta do empresário é mudar hábitos. “Tirar os maus hábitos e incorporar ou fortalecer os bons hábitos. Posso citar um exemplo de bom hábito, segundo a nossa realidade, que é o de capacitar à equipe, e um exemplo de péssimo hábito que é o de perder um precioso tempo sem ter foco, ou todo dia ter a mesma rotina, sendo assim, uma empresa sem estratégia e sem foco. A palestra serviu muito mais como um momento de reflexão e perguntas, para que os empresários comecem a elaborar um pensamento mais estratégico e uma visão mais orientada para os resultados,” completou.
Galeria de Fotos