(45) 3321-1449

Caciopar avança em moções por educação, infraestrutura, agronegócio e segurança

terça, 16 de setembro de 2025

CACIOPAR

Atual e ex-presidentes e diretores da Caciopar se reuniram em encontro online nesta semana para avaliar encaminhamentos de moções consideradas estratégicas para o futuro da região. As propostas, que envolvem defesa da propriedade rural, criação de um batalhão policial em Medianeira, demandas de infraestrutura e fortalecimento da educação, foram debatidas com foco em transformar reivindicações em ações práticas.
Participaram da reunião o presidente da entidade, Reni Fernande Felipe, o vice-presidente Genesio Pegoraro, os ex-presidentes Lucas Eduardo Ghellere, Alci Rotta Júnior, Khaled Nakka, Leoveraldo Curtarelli de Oliveira e Sergio Marcucci, além dos diretores Marco Portes, de Agronegócio, e Gilson Anizelli, de Logística e Transporte, além da gerente da Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná, Rosane Schulz Ferreira.
Uma das moções trata da defesa do direito constitucional à propriedade no campo. Apresentada por Marco Portes, a proposta representa 45 associações comerciais e chama a atenção para as ameaças de invasões e decisões judiciais que fragilizam a estabilidade fundiária. O documento será encaminhado ao Supremo Tribunal Federal, Congresso Nacional e órgãos ligados ao agronegócio. Para os líderes, garantir a segurança jurídica é fundamental para um setor que responde por mais de 25% do PIB brasileiro.

Batalhão
A segurança pública está sempre na pauta da Caciopar, que defende também a instalação de um batalhão policial em Medianeira, demanda tem também por objetivo a sensibilização do secretário de Justiça do Estado, Hudson Teixeira. Os dirigentes destacam que o avanço depende agora de articulação política, envolvendo deputados, prefeitos e lideranças regionais, além da entrega oficial da moção ao governador.

Infraestrutura e logística
A reunião também reforçou a necessidade de avanços em rodovias, ferrovias, energia e conectividade. O Paraná Produtivo, programa que integra entidades como o Programa Oeste em Desenvolvimento e Caciopar, trabalha em parte dessas demandas, mas os participantes ressaltaram que o Oeste do Paraná precisa ampliar a sua voz. Gilson Anizelli foi designado para interagir com o grupo que acompanha os pedidos regionais. Além disso, foi sugerido que cada microrregião organize as suas próprias prioridades de rodovias não concessionadas, para agilizar a captação de recursos e execução de obras.

Educação
A educação foi outro eixo de destaque da reunião online. A Caciopar realizará o 2º Fórum Econômico e Político, juntamente com outros parceiros dia 26 de setembro, que contará com a presença de prefeitos, secretários e vereadores. A proposta é discutir modelos de sucesso, como os de Sobral (CE) e Assaí (PR), e oferecer consultoria e mentoria em parceria com o Sebrae para municípios interessados. A partir do evento, será construída uma moção conjunta entre Caciopar e POD (Programa Oeste em Desenvolvimento), consolidando a educação como pauta estruturante para o desenvolvimento do Oeste.

Próximos passos
Os encaminhamentos definidos pelos ex-presidentes e diretores incluem o envio imediato de moção sobre propriedade rural a instâncias federais, a entrega da proposta de criação do batalhão ao governador Ratinho Júnior, a integração das equipes da Caciopar e do Paraná Produtivo para alinhar demandas de infraestrutura e a intensificação da mobilização para garantir ampla participação no fórum de educação.

 

Crédito: Assessoria

Fonte: caciopar.org.br

Galeria de Fotos