A educação é a chave para uma região mais próspera e desenvolvida
sábado, 27 de setembro de 2025
Caciopar
A educação é a chave para uma região mais próspera e desenvolvida
Cerca de 300 pessoas participaram, na tarde de sexta-feira, 26, na Acic, em Cascavel, do 2° Fórum Econômico e Político do Oeste do Paraná. Prefeitos, secretários de Educação e empresários aprofundaram debate sobre a educação e o papel dela no processo de desenvolvimento econômico, social e humanitário de uma região. O presidente da Caciopar, Reni Fernande Felipe, disse que o Oeste vai bem nos indicadores de ensino das séries iniciais, mas que é dever de todos agir por avanços ainda maiores.
A sensação da programação foram dois cases nacionais que se transformaram em referência de qualidade de educação de base para o País. Diferentes em seu formato e aplicação, os dois viraram modelo e alvo de muitos prêmios e mostram o sucesso de métodos quando dedicada e corretamente aplicados.
Sobral
Cidade de 250 mil habitantes do interior do Ceará, Sobral tinha metade dos alunos analfabetos na primeira e segunda séries. Com um trabalho liderado pelo professor e secretário Júlio César Alexandre, gradualmente os índices começaram a mudar e fizeram o município, poucos anos depois, campeão nas avaliações do Ideb do Ministério da Educação.
A metodologia aplicada envolveu mudanças nas avaliações, gestão e valorização docente. O diretor passou a ter sua liderança e gestão proativa reconhecida, resultando em avanços em toda rede, virando fonte de inspiração para cidades de todo o Brasil.
Assaí
Município de forte cultura japonesa, Assaí, a 30 quilômetros de Londrina, é reconhecida como a sétima cidade mais inteligente do mundo. Sob a batuta do doutor em Engenharia da Produção Igor Oliveira, Assaí uniu a disciplina às inovações da tecnologia.
O modelo desenvolvido procurou eliminar um sistema de ensino que Igor classifica do século 19 e ultrapassado. A lógica é de não sermos reativos e sim antecipatórios, permitindo que o melhor das capacidades cognitivas sejam aplicadas por talentos locais na solução de problemas da própria comunidade. O método criado, que vai das séries iniciais ao primeiro emprego, já rendeu 30 prêmios a Assaí.
Não se acomodar
O chefe do Núcleo Regional de Educação, Rosimar Baú, afirmou que a educação é a chave para a construção de uma comunidade mais próspera e desenvolvida. A região e o Paraná estão muito bem em educação, mas não podemos nos acomodar já que sempre é possível avançar, disse o presidente da Amop, Rodrigo Shanoski.
O prefeito de Cascavel, Renato Silva, parabenizou os organizadores e disse que ninguém jamais se arrependeu de ter se dedicado ao ensino. Por sua vez, o ex-presidente da Caciopar e do POD, atual prefeito de Toledo, Mario César Costenaro, afirmou que o evento permitiu uma reflexão profunda sobre a educação e a realidade do Oeste do Paraná.
Todos, afirmou Mario, têm compromisso com o futuro, e investir em educação que forme cidadãos ainda melhores e mais preparados deve ser missão de líderes e instituições realmente comprometidas com a região.
Diretores de entidades e líderes presentes assinaram, no fim do Fórum, a Carta de Intenções pela Educação como ferramenta de desenvolvimento do Oeste do Paraná.
O evento foi organizado pela Caciopar, POD, Acic e Sebrae com apoio da Amop, Acamop e Governo do Paraná.
Crédito: Assessoria
Galeria de Fotos