(45) 3321-1449

Frazão fala sobre força do Oeste no evento da Mundo Business, da Apex

terça, 30 de setembro de 2025

O evento Mundo Business, promovido pela Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e do grupo RIC, patrocinado pela Totvs, reuniu na manhã desta terça-feira, no Auditório Cascavel da Acic, líderes de diversos setores produtivos para debater o cenário econômico e as oportunidades de expansão comercial do País.
A Caciopar (Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná) esteve representada pelo diretor da Indústria e sócio fundador Friolog Armazenagem e Logística, Marcos Frazão, que destacou o papel estratégico do Oeste do Paraná na economia estadual. “O Oeste detém o segundo maior PIB industrial do Paraná, ficando atrás apenas de Curitiba e da sua Região Metropolitana. Isso demonstra a capacidade produtiva que se desenvolveu na região, impulsionada principalmente pela produção de alimentos”, afirmou.
Segundo Frazão, a região é referência nacional na produção de proteínas: “O Paraná representa 40% do que é produzido em carnes de aves no Brasil. Somos também o segundo maior produtor de carne suína, atrás apenas de Santa Catarina, e um grande produtor de leite e carne de peixe. Estamos muito otimistas, somando a isso a escolha da diretriz transformadora massiva da região, do POD (Programa Oeste em Desenvolvimento), de posicioná-la como referência mundial não apenas na produção, mas também no desenvolvimento de conhecimento e tecnologias associadas às proteínas”.

Desafios
O diretor da Indústria da Caciopar também destacou a importância da exportação e os desafios logísticos enfrentados pelos produtores locais. “Um dos nossos maiores consumidores é a China. Considerando a distância de aproximadamente 20 mil quilômetros, o transporte do Oeste do Paraná até o porto representa apenas 3% dessa viagem, mas esse percentual equivale a 62% do custo total do frete. Isso evidencia o nosso maior gargalo: tornar os produtos e alimentos produzidos aqui competitivos no mercado global”, comentou Marcos Frazão.
Ele reforçou a necessidade de políticas e investimentos que permitam ao Oeste do Paraná consolidar sua posição no cenário internacional: “Temos capacidade e qualidade, mas precisamos superar desafios logísticos para que a produção local possa chegar ao mundo de forma competitiva”. O presidente da Acic, Marcio Blazius, também participou dos debates.

 

Crédito: Assessoria

Fonte: caciopar.org.br

Galeria de Fotos